Imagine só um mundo sem chocolate, café ou morangos! Parece um pesadelo, não é?
Apesar de, para muitos, as abelhas serem irritantes ou ameaçadoras, elas são fulcrais para a nossa vida no planeta.
Neste momento, deve estar a imaginar uma abelhinha redonda, amarela e preta, a voar por entre as flores, mas por muito estranho que possa parecer, as abelhas não são todas iguais:
A Abelha-do-Mel é das espécies mais conhecidas. Estas pequenas trabalhadoras incansáveis são verdadeiras super-heroínas da natureza! Com apenas 12-13mm, são capazes de carregar pólen nas suas patas traseiras, que são bem largas. Vivem numa sociedade matriarcal onde a rainha manda e as obreiras fazem todo o trabalho duro.
Já as Vespas-Cuco são as divas glamorosas do mundo dos insetos! Com cores metálicas brilhantes, parecem autênticas joias voadoras. São as mestras do disfarce, capazes de se infiltrar nos ninhos de outras espécies.
As abelhas não são apenas bonitas de se ver, são essenciais para a vida como a conhecemos. Enquanto voam de flor em flor, fazem um trabalho crucial de polinização. Por isso, já sabe: da próxima vez que avistar uma abelha a zumbir por perto, lembre-se de que ela trabalha arduamente para manter o nosso mundo colorido e saboroso!
Para saber mais sobre o mundo das Abelhas, clique aqui.