Tenha atenção às patas do seu patudo! Limpá-las é mais importante do que aquilo que imagina

Os cães são animais bastante asseados, que têm o cuidado de se lamber, acabando por “lavar” algumas partes do corpo. Ainda assim, esse cuidado não é suficiente para garantir que o patudo está limpo e saudável, principalmente na zona das patas.

Sujidade dos passeios

É ótimo permitir que o seu patudo explore durante os passeios: brinque na relva e corra pela rua , mas é também essencial que garanta que, ao chegar a casa, limpa a sujidade que se acumulou nas patas, que estão em constante contacto com o chão.

Desde bactérias, parasitas e até micróbios, as patas são uma parte do corpo do patudo que deve ser regulamente higienizada.

As patas do cão são extremamente sensíveis. Se tem um patudo em casa, provavelmente já reparou que sempre que lhe toca nas patinhas, ele desvia-se e acaba por fugir ao toque. É, por isso, importante que as limpe com cuidado e delicadeza.

Como limpar as patas?

De maneira geral, basta lavá-las com água limpa e um produto específico para animais.

Lave ente os dedos e as coxinhas do pet, em movimentos suaves e circulares.

Para associar o momento a algo positivo, ofereça petiscos e faça-lhe carinho.

Em seguida, pode secá-las com uma pequena toalha. Seque bem, evitando deixar o local húmido — o que pode contribuir para a proliferação de fungos e bactérias. Caso o veterinário autorize, ainda pode aplicar hidratante para a região após a finalização.

Nos dias em que o seu amigo não sair de casa, pode deixar que seja ele a lamber as suas patas – é o necessário uma vez que não esteve em contacto com o chão do exterior.

Não esqueça de consultar o médico veterinário para saber os produtos ideais para o seu animal, além da frequência ideal da higienização.

Seguro e pronto para explorar

Ao ter este cuidado, garante que o patudo pode explorar livremente a rua e ainda chegar a casa a sentir-se feliz e seguro!