Tem um patudo e cheira-lhe a pelo húmido? É normal! Saiba como tirar o “cheiro a cão” da sua casa

Os cães são uma alegria para qualquer lar, mas convenhamos: trazem consigo um aroma muito próprio. Por mais adorável que seja o seu patudo, há momentos em que a casa começa a ter aquele cheirinho característico… e nem sempre é agradável.

Mas não se preocupe! Existem truques simples e eficazes para manter o ambiente fresco sem precisar de recorrer a produtos químicos agressivos ou de viver numa batalha constante contra o odor canino. Vamos a isso?


Porque é que a casa ganha cheiro de cão?

Antes de mais, convém perceber porque é que o cheiro se instala. Os cães produzem óleos naturais na pele, que ajudam a manter o pelo saudável, mas que, com o tempo, podem impregnar-se nos tecidos e superfícies. Se juntarmos a isso a humidade, o cheiro torna-se ainda mais intenso.

Outro fator importante é o xixi fora do sítio. Se o seu cão ainda não aprendeu bem onde deve fazer as necessidades, é normal que o cheiro seja mais persistente. A boa notícia? Tudo isto tem solução!

Se quer ensinar o seu cão a fazer as necessidades no sítio certo, clique aqui!


Diga adeus ao cheiro de xixi de cão!

Se há algo que pode incomodar qualquer dono de animal, é o cheiro de urina no sítio errado. Para evitar este problema, o primeiro passo é garantir que o seu cão está bem treinado para fazer as necessidades no local certo.

Caso aconteça um “acidente”, o segredo está na limpeza imediata. Aqui fica uma receita caseira infalível:

  • 1 copo de bicarbonato de sódio
  • Sumo de limão
  • Água morna

Basta misturar tudo, aplicar sobre a zona afetada, deixar atuar alguns minutos e limpar com um pano húmido. O bicarbonato absorve o odor, enquanto o limão neutraliza as bactérias.

Outra alternativa eficaz é misturar vinagre branco com bicarbonato de sódio – um clássico da limpeza natural que faz verdadeiros milagres!


Como acabar com o cheiro de cão molhado?

Quem tem cães sabe que não há nada mais intenso do que o cheiro a cão molhado. Mas porque é que isso acontece? A resposta está nas bactérias que vivem na pele do animal e que, quando entram em contacto com a água, libertam compostos aromáticos… pouco agradáveis.

A melhor forma de evitar este problema é secar bem o cão depois do banho ou de um passeio à chuva. Mas se o cheiro já se espalhou pela casa, experimente esta solução:

  • 1 litro de água
  • 1/2 copo de vinagre branco
  • 1/4 de copo de álcool
  • 1 colher de amaciante (opcional)

Basta misturar tudo e borrifar no ambiente. Pode também passar com um pano húmido nas superfícies para uma limpeza mais profunda.


Truques para manter a casa sempre fresca

Agora que já eliminou os cheiros mais persistentes, que tal garantir que a sua casa se mantém sempre cheirosa? Aqui ficam algumas dicas infalíveis:

Aspire regularmente sofás, tapetes e almofadas – os têxteis acumulam odores com facilidade.
Lave a cama do cão com frequência, pois é um dos principais focos de cheiro.
Ventile a casa todos os dias, mesmo no inverno – o ar fresco faz milagres!
Use um aromatizador caseiro para manter o ambiente perfumado.

Receita de aromatizador natural:

  • 1 litro de água
  • 1/2 copo de vinagre branco
  • 1/4 de copo de álcool
  • 1 colher de bicarbonato de sódio
  • Algumas gotas da sua essência preferida (lavanda, eucalipto, baunilha…)

Coloque num frasco de spray ou num frasco com palitos de madeira e distribua pela casa. Vai notar a diferença!


Manter o cão limpo também ajuda!

Por fim, nada substitui uma boa higiene regular do seu cão. O ideal é dar banho ao patudo a cada 15 dias (se tiver pelo curto) ou semanalmente (se tiver pelo comprido). Mas atenção: banhos em excesso podem retirar os óleos naturais da pele, tornando o cheiro ainda mais intenso!

Saiba mais sobre como cuidar da higiene do seu patudo, aqui!

Se seguir estas dicas, a sua casa continuará a ser um lar cheio de amor e sem odores indesejáveis. Afinal, queremos desfrutar da companhia dos nossos patudos sem ter de abrir as janelas em desespero!