Tem um cão júnior em casa? Conheça os principais cuidados a ter com a sua dentição!

Ter um cão bebé em casa exige uma grande atenção e disponibilidade, uma vez que tem de estar atento a tudo, e a dentição não é exceção!
Muito pelo contrário, é essencial estar atento aos dentes do seu patudo, que, nesta fase, são bastante mais frágeis e sensíveis!

Desde o nascimento até o amadurecimento completo, os dentes dos cães passam por mudanças que são influências por vários fatores: desde a alimentação, aos brinquedos que usam, até aos hábitos de vida!

Tal como os humanos, os cães também atingem uma dentição completa, e passam por várias etapas que, como tutor atento, deve ter em conta.

Etapas da dentição canina

1- Dentes de leite

Os cães nascem sem dentes. Nas primeiras semanas, começam a surgir os primeiros dentes de leite, tal como acontece nos humanos. Esses dentes, frágeis e bastante finos, acabam por cair passados 3 a 6 meses.

Durante este período, ofereça brinquedos próprios de borracha para o cão poder coçar-se. Enquanto os dentes estão a crescer, as suas gengivas ficam irritadas e precisam de um alívio. É também, altura de brincar com o patudo e ensiná-lo a morder o brinquedo ao invés da sua mão!

O seu cão só sabe brincar às “mordidelas”? Saiba como deve agir para contrariar este comportamento

Cuidado ao brincar com o seu amigo, não puxe o brinquedo com muita força enquanto brinca, pois pode ferir os seus dentes, ainda frágeis e sensíveis.

2- Dentes permanentes

A dentição permanente de um cão geralmente completa-se por volta dos 6 a 7 meses de idade, com um total de 42 dentes.
Os dentes permanentes são resistentes e adequados para uma dieta variada, incluindo alimentos mais duros e difíceis de mastigar.

Não se assuste: se durante esta mudança, encontrar dentes perdidos pela casa, é sinal de que o ciclo está a dar-se e que os dentes estão a ser substituídos! Ao contrário de nós , eles não tem fada dos dentes, certo?

Cuidados de limpeza e higienização

Deve fazer os possíveis para manter os dentes do seu patudo limpos. Devem ser lavados pelo menos três vezes por semana, com escovas de dentes específicas e também snacks dentários que ajudam na higienização!

Pode também oferecer pequenos pedaços de maçã e cenoura, que ajudam a hidratar e limpar a boca do patudo!

Caso não tenha estes cuidados, os dentes do patudo podem acumular bactérias e sujidade, chegando mesmo a criar tártaro.

Proteja-o e ofereça-lhe uma vida segura e saudável a seu lado!