Os cães são bastante conhecidos pela sua atitude exploradora e curiosa. Vêm uma meia debaixo do sofá, um pedaço de pão em cima do tapete e até aquele sapato encostado ao armário, e não resistem em analisar cada objeto.
Essa situação chega a ser cómica, mas é importante ter em conta que nem tudo serve para o patudo brincar. Inclusive, há objetos perigosos que precisam de ter retirados do seu campo de vista! Se tem algum destes em casa, está na altura de prestar mais atenção:
Tudo serve como brinquedo?
Não. Até aquela almofada que pode parecer inofensiva, pode chegar a ser perigosa e a sufocar o cão. Por essa razão, existem brinquedos próprios para cães, desde bolas interativas, a ossinhos para roer, e até bonecos que fazem barulhos sempre que o patudo os morde (boa sorte, prepare-se para a loucura aí em casa com este último!).
Pode conferir a lista completa de brinquedos seguros para cães, aqui!
Quais são os “falsos” brinquedos para o cão, que podem ser perigosos?
Estes são 3 tipos de brinquedos que, apesar de não parecerem, poderão ser prejudiciais para o seu amigo:
- Peluches de crianças: os típicos e aparentemente inofensivos “ursinhos de peluche”, podem ser perigosos para os cães, uma vez que contêm peças pequenas , como olhos plásticos, que podem ser ingeridas, causando complicações graves: desde engasgo, asfixia e até obstrução intestinal. Até o próprio material de enchimento poderá ser tóxico para o animal!
- Brinquedos com penas: o que para uns é “um figo”, para outros é motivo de alarme. Se tem gatos em casa, saiba que estes brinquedos são isso mesmo: exclusivos para os felinos. Porquê? Durante a brincadeira, o cão pode morder ou engolir as penas, o que pode causar vómitos e obstrução intestinal
- Mordedores de Nylon: no caso do seu patudo já ser adulto, este brinquedo é seguro. Mas mantenha-o longe de cães júnior. Isto porque estes objetos foram criados para resistir à mordida de um cão adulto: são duros e robustos. O cão bebé, ao tentar morder, pode até magoar-se partir dentes e até engoli-los. O conselho? Espere até que ele cresça.
Brincar: sim, mas de forma segura!
Já sabe, ter um cão em casa é maravilhoso, mas exige responsabilidade e atenção. Os brinquedos para cães são acessórios indispensáveis, não só para diversão, mas também para estimular os seus instintos de caça, mastigação e desenvolvimento cognitivo.