“Será que o meu cão gosta de mim?” Aqui estão 8 formas de linguagem de amor canina, para obter a resposta!

Há quem acredite que a relação dos cães com os humanos seja meramente interesseira, mas qualquer dono dedicado sabe que estes fiéis companheiros são mestres em demonstrar afeto de forma genuína. Mesmo quando não estão à espera de um petisco ou de algo em troca, o amor que os cães nos oferecem é puro e, muitas vezes, comovente.

Se tem dúvidas sobre como o seu cão expressa carinho, fique atento a estes oito sinais que indicam que o seu amigo de quatro patas gosta verdadeiramente de si.

1. Olhares profundos

Sabia que, ao contrário dos lobos, que raramente olham nos olhos das pessoas, os cães domésticos fazem-no com frequência? E fazem-no de forma voluntária! Quando um cão olha profundamente nos olhos do seu dono, o seu corpo liberta oxitocina – a famosa “hormona do amor” que também promove o bem-estar nos humanos. Por isso, se o seu cão o fixa com aqueles olhos ternurentos, pode ter a certeza de que é uma bela demonstração de carinho.

2. Adora o seu cheiro

Se o seu cão gosta de cheirar ou deitar-se em cima das suas roupas, considere isso um elogio! Os cães associam o cheiro do dono ao prazer. Ao utilizarem ressonância magnética, os cientistas observaram que, ao sentirem o odor dos seus tutores, a área do cérebro canino ligada à recompensa era ativada, algo que não acontecia com outros cheiros.

3. Bocejar juntos

Já reparou que o seu cão tende a bocejar logo depois de si? Esse comportamento, conhecido como bocejo contagioso, pode ser um sinal de empatia e de vínculo emocional. Os cães têm mais probabilidade de bocejar ao mesmo tempo que os seus donos do que com estranhos. E, como sabemos, empatia é um dos maiores sinais de amor!

4. Procura-o quando está assustado

Quando o seu cão sente medo, recorre a si para proteção? Este é um comportamento raro na natureza. Animais como gatos ou cavalos tendem a fugir quando estão assustados, mas os cães procuram conforto nos seus tutores. Se o seu amigo de quatro patas procura o seu colo em momentos de medo, retribua com carinho – ele confia profundamente em si.

5. Percebe quando está triste

Os cães são verdadeiros especialistas em ler as nossas emoções. Estudos indicam que eles conseguem identificar se estamos tristes ou felizes, ajustando o seu comportamento em conformidade. Se o seu cão fica mais calmo quando está em baixo ou mais animado quando está feliz, é um claro sinal de empatia e amor.

6. Dorme ao seu lado

Para os cães, tal como para os lobos, o sono é um momento de vulnerabilidade. Na natureza, os lobos dormem juntos para se protegerem, e os cães domésticos fazem o mesmo. Se o seu cão gosta de dormir ao seu lado, é porque confia plenamente em si e se sente seguro na sua presença.

7. Segue-o para todo o lado

Se o seu cão o segue pela casa inteira, desde a sala até à casa de banho, saiba que isso é uma demonstração de amor e lealdade. Cães são animais sociais e preferem a companhia dos seus tutores. Alguns especialistas até acreditam que este comportamento é uma forma de garantir proteção mútua.

8. Apoia a cabeça ou o corpo em si

Se, apesar de ter a sua própria cama e mantas, o seu cão insiste em se encostar a si, é um sinal claro de afeto. Este comportamento mostra que ele se sente confortável e seguro na sua presença, aproveitando o seu cheiro e calor como uma forma de proximidade.

Agora que conhece os sinais de que o seu cão o ama, não deixe de retribuir!