Temos o hábito de usar a chamada “voz fina” quando falamos com os nossos patudos caninos. Mas sabia que os gatos, apesar de mais independentes e, algumas vezes, menos mimosos, também apreciam que o dono fale de forma carinhosa e melodiosa?
Como deve falar com o seu gato?
Na Natureza, os felinos percebem melhor sons agudos (como o chilrear de pássaros ou o chiar de ratos) do que sons graves (como rugidos de predadores ou trovões). Naturalmente, relacionam os sons agudos a segurança e os sons graves a perigo e ameaça.
Desta forma, se o dono falar num timbre mais agudo, o gato vai prestar mais atenção e até sentir-se mais conectado e confortável. Por outro lado, se usar um tom mais grave, pode acontecer que o seu felino resolva dar uma volta e afastar-se um pouco. É por isso mesmo, e esta provado, que os gatos preferem a voz mais fina, geralmente do género feminino, do que a dos homens.
Os gatos reconhecem o seu próprio nome?
Quando um cão ouve o seu nome, é raro não ter uma reação. Pelo contrário, muitos gatos tendem a ignorar , do género; “o que é que ele quer agora? Estava tão descansado no meu cantinho!” Exatamente, é isso mesmo que acontece! Na realidade, eles sabem muito bem o nome deles, simplesmente são mais “rebeldes” , se é que podemos chamar-lhes assim.
Que nome devo escolher para o meu gato?
Obviamente, é livre de usar a sua imaginação e nomear o seu amigo como bem entender. Mas, caso queira que ele se habitue rapidamente e responda mais facilmente às chamadas e ordens, é aconselhável que use um nome que acabe na vogal “i” , visto que nos leva para um tom mais agudo. Nomes como Tommi, kitti, Joni, Mili são alguns exemplos.
Claro, é também importante que o nome seja relativamente curto, de forma a ser mais facilmente decorado pelo gato.
Já sabe: são muitas as combinações que pode criar para dar um nome carismático e simpático ao seu amigo felino! Está pronto para isso?