Abril é um mês importante para os animais. O chamado Abril Laranja é o mês da prevenção contra os maus-tratos e a crueldade aos animais. A iniciativa foi lançada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais ( ASPCA) e serve para proteger todos os nossos amigos que, infelizmente, ainda não são dignos de amor e respeito.
Qualquer tipo de animal merece respeito!
O objetivo é conscientizar a população de que os animais precisam de carinho e amor. Sejam cães, gatos, galinhas, cavalos e ratos! Os animais não falam, mas isso não os torna seres inanimados, muito pelo contrário! Eles expressam-se através de sons, expressões faciais até através do corpo. São serves vivos que merecem toda a empatia, carinho e respeito por parte dos humanos.
“Um mês inteiro dedicado a essa causa, porquê?”
O número de animais que são vítimas de maus-tratos, não só em Portugal , mas no mundo inteiro, tem aumentado significativamente. Só nos últimos três anos, a PSP deteve mais de 400 pessoas por crimes ambientais e maus tratos de animais.
Como é que nos podemos contribuir?
Denuncie. Se já não é a primeira vez que vê o patudo vizinho acorrentado, a ladrar constantemente e a uivar, esta na altura de deportar a situação. Se passear pela rua e vir um dono a bater, de forma repetida e brusca no patudo, deve denunciar a situação. Nesses casos, reportar é a forma mais direta de salvar o animal, que, infelizmente, não consegue pedir ajuda.
A denúncia pode ser feita online ou em qualquer posto territorial da GNR. Também pode utilizar a Linha SOS Ambiente e Território, disponível 24 horas, através do número 808 200 520
Mas há formas silenciosas de mal tratar um animal
O facto de não bater no animal , não significa que o humano não o trate com o crueldade.
Deixar o patudo sozinho dias seguidos, não trocar a caixa de areia ao gato, deixar a tigela da água e da comida sujas e até vazias, prender o animal o dia inteiro e negar-lhe carinho: tudo isso são formas muito cruéis de desrespeito para com os nossos amigos de quaro patas.
Por essa razão é tão importante pensar bem antes de adotar um amigo lá para casa. É uma experiência incrível sim, é um amigo para a vida. Mas é um ser vivo que precisa de carinho, atenção, rotina, saúde, e muita responsabilidade!