Os gatos são conhecidos por serem criaturas enigmáticas. A maior parte gosta de estar sozinho no seu canto. As suas interações são mais seletivas e adotam um comportamento geralmente mais calmo do que os cães, mas não confunda independência com tristeza. É importante estar atento à rotina do seu felino, de forma a compreender se a atitude calma não é sinal de depressão, pois o seu felino pode estar a tentar dizer-lhe algo importante.
Estes são 7 sinais de que o felino pode estar a precisar da sua ajuda:
Passa demasiado tempo escondido
Gatos adoram um bom esconderijo, este comportamento é proveniente dos seus antepassados, que se escondiam para poderem observar as suas presas. Seja dentro de uma caixa, debaixo do sofá ou no fundo de um armário, esta faceta faz parte da sua natureza. No entanto, se o seu gato passa a maior parte do tempo longe de si, debaixo da cama ou de outro objeto, pode ser um indício de stress, medo ou desconforto. Apesar de gostarem de estar sozinhos, deve haver um equilíbrio saudável entre esconderem-se do mundo e relacionarem-se com o ambiente e o tutor.
Quer saber se o seu felino anda stressado? Clique aqui!
Mudanças no apetite
A alimentação é o reflexo da saúde do gato. Se o felino começar a “esquecer-se” da comida, deixando a taça sempre cheia, ou até começar a comer como se não houvesse amanhã, é sinal de que algo estranho pode estar a acontecer. Todos esses comportamentos podem indicar ansiedade, stress ou mesmo depressão. Caso repare em alterações drásticas na rotina alimentar do patudo, é importante ir ao veterinário!
Lambedura excessiva
Quando um gato se lambe, é normalmente sinal de que se está a lavar e cuidar. Mas se o comportamento começar a ser demasiado frequente e intenso, é importante estar atento. Pode ser o felino a tentar auto consolar-se ou até proteger-se, indicando, mais uma vez, stress e ansiedade.
Miados incessantes
Os gatos têm miados variados e com diferentes significados. É normal miarem de forma a comunicarem com o mundo exterior. No entanto, um gato que mia em excesso, especialmente de forma aguda e insistente, pode estar a pedir ajuda.
Evita contacto e brincadeiras
Sim, os gatos são independentes, mas não são insensíveis. Eles apreciam a companhia do dono e momentos de carinho. Se, de forma abrupta, o gato começa a fugir do seu toque e a recusar estar no mesmo espaço que o dono, pode ser um sinal de desconforto emocional.
Comportamento destrutivo ou agressivo
Um gato descontente pode tornar-se instável e até ter comportamentos mais agressivos e destrutivos. Arranhar sofás, morder sem motivo aparente ou exibir agressividade repentina são sinais de incómodo por parte do felino. Este comportamento pode surgir devido a um ambiente instável, falta de estímulo ou mesmo problemas de saúde.
Deixa de usar a caixa de areia
Os gatos têm uma rotina quase intocável de higiene. Eles sabem como e quando devem lavar-se e até onde fazer as necessidades. Se o seu felino começa a descurar a caixa de areia, pode ser sinal de que está com incontinência urinaria ou até uma infeção urinaria.
O que pode fazer para ajudar o seu gato?
Criar um ambiente seguro, oferecer estímulos adequados e garantir um espaço tranquilo para descanso são várias dicas que deve seguir para motivar o seu amigo e devolver-lhe a alegria do dia a dia.
Um gato feliz é um gato que se sente seguro, estimulado e amado. Ainda que independentes, estes felinos precisam do carinho e amor dos donos.