Quer que o seu patudo “fique” no lugar que ordena, mas ele foge sempre? Nós sabemos como o ajudar!

Ele chega pequenino, quer ficar perto de si e ignora as as suas ordens. Aos pouco, ensina-lhe o “senta”, depois o “deita”, e até o “dá a pata”! Mas poque é que o comando “fica” é tão difícil de aprender? Nós explicamos!

Quando se habitua à companhia do dono, o patudo não gosta de o ver longe. É por isso que pedir-lhe “distância” ou que ele fique num sítio enquanto o vê a afastar-se é tão complicado!

E o pior? Quando o deixa no seu canto e, ao voltar, repara que ele pulou a cerca! Sim, há muitos animais que têm esse hábito e, apesar de poder ser assustador para o dono, muitas vezes criam-se momentos muito engraçados!

Pronto para assistir aos animais mais fugitivos? Clique aqui!

Como ensinar o comando fica?

Passo a passo: ficar

Este comando é bastante útil, especialmente quando pretende que o patudo espere por si, na rua, quando entra nalgum espaço. Também é importante caso queira jogar à caça ao tesouro, e não pretende que o cão o siga enquanto escondo os biscoitos pela casa…

Mas como, de forma prática, ensinar este “truque”?

  • Faça o cão sentar;
  • Segure a coleira do patudo e diga “fica” com uma mão aberta em frente dele mas sem lhe tocar.
  • Aumente gradualmente o tempo que ele precisa de ficar parado, enquanto se vai afastando. Repita este passo até que ele perceba e domine o comando;
  • Elogie o comportamento do pet!

Vantagens de ensinar truques ao patudo

  • Saúde mental: ensinar vários truques ao patudo deixa-o entretido e focado nas várias tarefas! Desta forma, gasta a energia necessária para o dia, ficando relaxado e satisfeito!
  • Saúde física: ao aprender vários truques, o nosso amigo mexe-se e diverte-se!
  • Comportamental: patudos que aprendem truques tornam-se mais obedientes. Isso facilita a convivência com o patudo em vários contextos, podendo levá-lo para vários sítios e aventuras!

É uma tarefa que exige paciência e muita repetição, mas o resultado valerá a pena: terá um patudo que o respeita e sempre disposto a aguardar por si enquanto preparar a casa para a caça ao tesouro.