Qual é o melhor horário para dar de comer ao cão? Nós ajudamos a perceber!

Cuidar de um cão é uma responsabilidade enorme. Não é apenas necessário garantir que ele tem um sítio para descansar e tem comida à disposição: é garantir que ele tem uma rotina que o deixa feliz e saudável. A alimentação é fulcral nesse sentido. Vamos perceber como.

Alimentar é mais do que deixar ração disponível

Muitos donos, quando pensam em alimentar o patudo, imaginam uma taça cheia de comida à sua disposição , para que nunca fique com fome. No entanto, não é esse o procedimento indicado. Cuidar da alimentação do patudo também tem que ver com: horários, quantidades e regras na altura de colocar a comida na taça.

Mais do que alimentação saudável

É importante atentar no estilo de ração que dá ao seu patudo. Deve estar de acordo com as necessidades e as características dele, assim como a idade e o estilo de vida. Deve recorrer a um veterinário ou especialista de forma a perceber a ração adequada.

Mas não basta isso…

Segundo a VCA Hospitals, uma empresa que cuida de diversos hospitais veterinários nos EUA e no Canadá, “os cães têm uma anatomia estomacal semelhante à dos humanos”, ou seja, precisam de comer com frequência e ter horários específicos para tal. Quando ficam 8 a 10 horas sem comer, sentem-se ansiosos, frustrados e desconfortáveis. É necessário, assim, que o patudo coma de 8 em 8 horas, idealmente duas vezes ao dia, garantindo que ele tem todos os nutrientes e se sente com energia para as atividades diárias.

Não, a tigela não deve estar disponível todo o dia…

Os cães são animais obedientes, não será difícil eles perceberem os horários para a alimentação. Se a tigela com comida estiver disponível o dia todo, o cão poderá ter problemas como excesso de peso, assim como desregular da rotina de alimentação, porque não conseguirá para monitorizar as quantidades e os horários que o patudo comeu a última vez.

Mas há muito mais que deve saber

“Como fazer com que o patudo siga as minhas ordens ao comer? E não seja sôfrego” ? O treinador de cães, Joel Ponte, responde a todas as suas questões aqui!