Se é o feliz tutor de um gato, já deve ter notado que o seu companheiro peludo encontra sempre uma forma de se aconchegar em cima de si na hora de dormir. Apesar de ter comprado a cama mais confortável para ele, parece que nada supera o seu travesseiro, o seu peito ou até a sua cabeça. Identifica-se?
Porque é que os gatos dormem em cima de nós?
Procuram calor e conforto
Os gatos são verdadeiros amantes de calor e não é à toa que o vê a apanhar sol sempre que têm oportunidade. Como são mais sensíveis ao frio, procuram o local mais quentinho para descansar, e adivinhe só? O seu corpo é perfeito para isso! Quando o seu gato se aninha em si, está a aproveitar o seu calor corporal para se sentir mais confortável enquanto dorme. E, claro, as noites são mais frias que os dias, por isso, quem melhor que o seu humano para servir de aquecedor pessoal?
Sentem-se seguros perto de si
Embora sejam conhecidos pela sua independência, os gatos também formam laços fortes com os seus donos. Dormir em cima de si pode ser a forma do seu gato mostrar que confia plenamente em si. Os felinos, por serem predadores, também podem sentir-se mais vulneráveis quando estão a dormir. Por isso, ao estar tão perto de si, o seu gato sente-se mais protegido de qualquer “perigo” que possa surgir durante o seu sono.
O seu cheiro é irresistível
Não é só o calor que o seu gato adora – o seu cheiro também é uma grande atração! Os gatos são animais muito olfativos, e o seu cheiro familiar e reconfortante é uma das razões pelas quais eles preferem a sua almofada ou as suas roupas em vez da cama luxuosa que lhe comprou. Para o seu felino, dormir perto do seu cheiro é como ter um cobertor de segurança.
Territorialidade felina
Os gatos são animais bastante territoriais, e ao dormir em cima de si, estão também a marcar o seu território. Através do cheiro que deixam, estão a afirmar que você (e tudo o que o rodeia) faz parte do seu mundo. Este comportamento territorial faz parte da natureza dos gatos, e embora possa parecer engraçado, é a maneira que o seu gato tem de dizer: “tu és meu!”
Agora que sabe porque o seu gato adora dormir em cima de si, já pode apreciar ainda mais esses momentos de cumplicidade felina.