Porque é que os cães não gostam de tomar banho? Saiba como tornar este momento numa experiência divertida para o seu patudo

Se tem um cão, sabe que os momentos a dois são memoráveis, seja quando o patudo chapinha em poças, faz buracos, e até mergulha um pouco das patas na água do mar.
Tudo isso leva-nos a um momento inevitável: a hora do banho. Mas porque é que muitos cães resistem a esta ação? Porque é que o banho os assusta tanto? Vamos perceber!

Delicie-se com os momentos mais divertidos dos cães no banho, no novo episódio de Like a Pet, aqui!

Nem sempre é medo da água

Muitos donos acham que o patudo não gosta do banho por ter medo da água. A questão é que muitos cães gostam de brincar no mar, como os Golden Retriever, mas quando se trata de chegar perto da banheira, a história azeda. Por isso, não, não se trata de ter medo da água, em muitos casos. Há outras razões que podem estar associadas:

Memórias negativas

Tal como nós, a história de vida dos patudos influencia os seus comportamentos. O seu cão pode ter tido uma experiência mais stressante no passado, associada ao banho, e, por isso, atualmente é-lhe difícil normalizar essa atividade.

Não estão sob controlo

Claro, os patudos gostam de brincar e chapinhar na água porque é algo que eles controlam. São eles que brincam como querem e quando querem. No caso do banho, é algo que lhes é imposto. Eles não pedem para ir para dentro da banheira nem controlam a quantidade de água que lhes cai em cima.

Stressante e difícil de perceber

Os cães são animais irracionais, eles não percebem o porquê de terem de passar pela hora do banho e questionam-se: “Porque é que o meu dono me está a colocar nesta posição?”
Para além disso, o próprio cheiro do shampô pode ser-lhes estranho.

Como acalmar o patudo na hora do banho?

É possível, ainda assim, mudar o comportamento do seu patudo e tornar a experiência do banho um momento calmo e divertido.
Saiba como, aqui!