Miar é uma das formas do gato conseguir comunicar. Seja para dizer que está doente; que tem fome, que quer brincar ou até que está a precisar de um miminho extra!
Mas nem sempre é assim
Os felinos são conhecidos como animais solitários, e por essa razão, muitos deles não sentem a necessidade de miar tanto: não têm outro gato com quem precisem de comunicar; nem outro animal, têm, sim, o dono.
O dono é a principal razão pela qual o gato mia. Isto porque, quando querem comunicar com outros animais, estes felinos não usam o miar como primeira forma de comunicação. Usam sim, o olfato ( deixando urina em algum local, ou até mesmo o próprio cheiro do seu pelo, que outros animais conseguem identificar)
No caso dos humanos, o olfato não é assim tão apurado para conseguir identificar tais elementos. Por isso os gatos miam!
Portanto, a relação entre gatos e humanos levou os primeiros a desenvolver uma forma de comunicação para lidar com as pessoas e atrair a sua atenção. Além disso, este miar está em constante evolução, e muitos gatos são capazes de fazer um som que lembra muito as palavras reais
Não acredita? Prepare-se para ficar espantado com estes gatos que falam!
Nem todos os gatos miam com tanta expressividade. Vários chegam mesmo a ser mais calados e a só miar nos momentos necessários. Mas se o felino não mia em nenhuma ocasião, poderão estar por trás algumas razões:
Frio
Tal como os humanos, o gatos também podem ter frio e ficar constipados. Isso pode levar à rouquidão e impedi-los de miar. Deve estar tento ao seu amigo para ir percebendo e identificando estas situações.
Laringite
Tal como no caso das constipações, os gatos também podem sofrer de inflamação da laringe como os humanos. O frio é a causa desta laringite, pode ser provocado por uma descida abrupta ou até pela ingestão de água muito fria! Esteja atento à temperatura da água no bebedouro. Normalmente esta condição dura cerca de 5 dias, pelo que conseguirá perceber se é essa a razão.
Infeção respiratória
Se o seu gato estiver estranhamente calado por mais de cinco dias, apresentar remelas, e outros sinais de doença: como necessidade de se isolar e focinho seco, pode estar a caminhar para uma infeção respiratória. Nessas situações, deve dirigir-se urgentemente ao veterinário.
Causas psicológicas
O stress, o medo ou comportamentos aprendidos também podem ser a causa do seu amigo ser mais calado. Para comunicar o desconforto, muitas vezes o gato deixa de miar. Também se pode tratar de um trauma anterior, caso o felino seja adotado.
Depois de conhecer algumas das razões para o seu felino não miar, pode estar mais atento para tentar analisar se a causa poderá estar incluída na lista.
Ainda assim, aconselhamos a que procure um veterinário ou especialista, porque todos os felinos são diferentes!