Porque é que o gato fica hipnotizado pelo laser vermelho? Desvendámos o mistério!

Todos nós já vimos um vídeo de um gato, cheio de energia, pronto para atacar a luz vermelha do laser. A verdade é que aquele simples ponto vermelho deixa o gato completamente hipnotizado. Será pela cor? Pela luz? Pela rapidez? Saiba a razão por trás desta curiosidade

É algo que os felinos não percebem

Imagine estar na sua casa, calmo e confortável, quando vê um ponto de luz, sem razão aparente, a mover-se com uma rapidez inacreditável? A verdade é que, para nós, humanos, não é nada de extraordinário, tendo em conta que sabemos exatamente o que aquilo é. A questão é que os felinos vêm naquele ponto uma espécie de luz com vida, que foge deles, trepa por todo o lado da casa e, para seu maior espanto, não liberta cheiro.
É um enigma que , por muito que tentem, não conseguem resolver. Daí o espanto e a aparente obsessão em apanhar aquele ponto estranho, que acaba por ser, para eles, uma presa.

Prepare-se para a gargalhada com os vídeos mais engraçados dos patudos a perseguir o laser, aqui!

Brincar com lazer pode ser uma boa brincadeira, mas deve ser levada dentro dos limites.

  • Apesar de libertar a energia do gato, lembre-se: ele nunca vai conseguir realmente apanhar a “presa”. Por essa razão, dê-lhe uma recompensa no final da brincadeira para ele não se sentir frustrado;
  • ⁠Deve ter cuidado para nunca apontar para os olhos do gato. Tal como nos humanos, a luz do laser é extremamente intensa e pode prejudicar ou ferir a visão.

Como pode brincar com o gato, para além do laser?

Brinquedos com cana de pesca: eles adoram correr atrás da típica pena. É uma ótima forma de brincar com o patudo e estimular o vínculo entre ambos.

Trepar por arranhadores: invista em arranhadores para a casa e, ao brincar com o seu amigo, tente fazê-lo andar por várias alturas, trepando e saltando. É uma forma de gastar energia e mover as articulações.

Caça ao tesouro: porque não tornar o momento da refeição mais interativo? Potencie o instinto de caça do patudo e esconda alguns docinhos pela casa. Ele vai divertir-se a procurar a comida, enquanto brinca!

Saiba mais formas de estimular o felino em casa, aqui!

Cuidar de um gato é muito mais do que ter uma “mobília” para a casa. É um ser vivo que precisa da sua energia , companhia e do seu tempo! Por isso , já sabe, aproveite e divirta-se com o seu amigo de quatro patas, seguindo as nossas dicas, ele vai adorar!