Por que é que os cães ladram para certas pessoas e para outras não? Nós temos a resposta!

É comum os cães ficarem em estado de alerta quando encontram alguém desconhecido e isso pode levar a dois comportamentos: latir e rosnar, ou ficarem quietos e imóveis. A reação de um cão a uma pessoa estranha pode indicar agressão, defesa ou ansiedade. Mas por que é que eles reagem de forma diferente a pessoas diferentes?

  1. O “desconhecido” é assustador – A razão mais comum para um cão reagir mal a uma pessoa nova é o medo do desconhecido. Se o cão não foi devidamente socializado, qualquer exposição a estranhos pode parecer ameaçadora. Mesmo cães socializados podem sentir-se inseguros com pessoas que têm características físicas ou cheiros diferentes do que estão habituados.
  2. Algumas pessoas parecem mais ameaçadoras – Características físicas como altura, barba, voz forte, ou o uso de acessórios como bonés e óculos de sol, podem ser vistas como ameaçadoras pelos cães. Cheiros fortes, como perfume ou desodorizante, também podem deixá-los nervosos. Homens adultos, por exemplo, podem parecer mais assustadores por serem mais altos, terem uma voz grave e, muitas vezes, barba.
  3. Memórias negativas – Cães podem associar certas características físicas ou cheiros a experiências passadas negativas. Se um cão sofreu maus-tratos, pode reagir mal a pessoas que o façam lembrar desses momentos, desenvolvendo desconfiança com base em detalhes específicos.
  4. Proteção dos donos – Cães, especialmente de raças de guarda, podem agir de forma protetora quando sentem que o seu território ou os seus donos estão a ser ameaçados. Mesmo comportamentos inofensivos, como movimentos bruscos ou sons incomuns, podem desencadear uma reação protetora.
  5. Intuição canina – Diz-se que os cães são bons a avaliar o caráter das pessoas e podem determinar se alguém é confiável ou não. Estudos mostram que os cães observam como as pessoas tratam os seus donos e podem sentir o cheiro do medo ou da ansiedade, reagindo de acordo.

Agora já pode descansar: há sempre um motivo válido para o seu cãopanheiro ladrar para pessoas, sendo a maior parte das vezes para sua proteção. Considere-se um sortudo!