É oficial: esta é a surpresa que temos preparado para si!
Em colaboração com a Fidelidade Seguros, acaba de estrear a nova série Pet Care, onde, todas as semanas, partilhamos as melhores dicas para cuidar do seu animal de estimação! 🐾
Sabemos que o amor pelos nossos patudos nos une — e que todos os dias há uma vontade comum: garantir-lhes a melhor qualidade de vida possível.
Neste primeiro episódio, falamos sobre leishmaniose, uma doença grave que é transmitida ao patudo através da picada de um mosquito. Alguns protozoários que originam a leishmaniose também podem infetar seres humanos e outros animais, como gatos. Porém, tal acontece com menos frequência.
Para além de ser uma doença perigosa, tem uma agravante: é altamente silenciosa, principalmente numa fase mais primária, pelo que exige atenção redobrada por parte do dono.
Algumas condições da doença
Nos primeiros tempos, poderá sentir o pet mais cansado, com menos apetite e até queda de pelo. Mas não se deixe enganar! Apesar de parecer algo sazonal ou parecido a uma gripe, a doença evolui para situações mais graves e pode mesmo levar o animal à morte.
Assista ao episódio de Pet Care para saber quais os sintomas e tudo o que deve fazer!
Ainda assim, pode manter a calma: a doença não é contagiosa. Mesmo que o seu animal esteja doente, pode e deve continuar a fazer-lhe companhia e assegurar todos os cuidados que precisa.
Como é que os patudos ficam infetados?
A leishmaniose chega até nós através da picada de um mosquito da espécie Lutzomyia longipalpis, conhecido popularmente como mosquito-palha.
Mas não são todos os mosquitos! Para que ocorra a transmissão, o inseto precisa de estar infetado com o protozoário Leishmania.
E não, a manifestação da condição não ocorre de forma imediata. A doença pode causar sintomas nos cães num período de 3 meses a 6 anos.
Quais são os sintomas da doença no patudo?
Falta de apetite;
Perda de peso:
Apatia e isolamento;
Febre;
Micções excessivas e até espalhadas pela casa, como se o patudo não conseguisse controlar.
Como proteger o animal de estimação dessa doença?
A vacina contra a leishmaniose canina é uma vacina segura e eficaz. É recomendada, sendo uma forma de proteger o patudo e proporcionar-lhe uma melhor qualidade de vida.
Com Fidelidade, consegue ter acesso a essa vacina e muito mais, com os planos de seguro para animais, aqui!
Cuide do patudo, e da sua saúde: é o mínimo depois de todo o amor que ele lhe dá!