Já ouvimos falar de tudo: cães que usam vestidos, gelado para cães e até TV para os patudos! Mas… surfistas? Sim, existem. E podem superar qualquer humano! O Campeonato Mundial de Surf Canino é um evento único que decorre há 19 anos, perto da cidade de São Francisco, na Califórnia. O evento reúne dezenas de cães surfistas e prova que os nossos amigos de quatro patas também podem dominar as ondas!
O campeonato divide os participantes por categorias com base no tamanho dos cães: pequeno, médio, grande e muito grande. A avaliação é rigorosa, com os júris a seguirem critérios específicos, atribuindo até 10 pontos por cada onda surfada.
Cada eliminatória dura 10 minutos: os cães têm de apanhar o máximo de ondas que conseguirem! Podem surfar sozinhos, sendo apenas empurrados pelos tutores, ou partilhar a prancha com eles.
Mas, atenção: a segurança é uma prioridade absoluta no evento. Todos os cães usam coletes salva-vidas especiais e as pranchas são de espuma. Ao contrário dos surfistas humanos, os cães não estão presos à prancha, permitindo-lhes nadar livremente caso caiam para a água.
Este ano, a grande estrela da competição foi Cacau, uma cadela Labrador, que viajou do Brasil para participar no evento. Cacau conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze!
Este campeonato único não só demonstra as incríveis capacidades dos nossos companheiros caninos, mas também fortalece o vínculo entre cães e tutores através de uma atividade divertida e desafiante!
Para o ano, o seu patudo poderá ser a estrela do Surf!