Os ratos gostam da companhia dos humanos, e são bem mais sociáveis do que pensa!

Estes animais, ainda que muitas vezes associados, com uma certa frieza, à sujidade, são amigos bastante companheiros, que gostam de brincar e sentir o carinho dos humanos.

São mais do que roedores que procuram comida!

O facto dos ratos seguirem os humanos não está meramente associado à procura de comida. Desde cedo, por volta do ano 1500 que os ratos perseguem os humanos, tentando obter carinho e até momentos de brincadeira.

A verdade é que muitos humanos tentam acabar com estes animais, de formas horrendas e bastante cruéis. Mas eles são tão merecedores de amor como qualquer outro animal!

Delicie-se com os momentos mais variados destes roedores divertidos, aqui!

Animais sensíveis e com um grande coração

Uma investigação realizada em Chicago comprovou que os ratos são dos animais mais sensíveis e preocupados com os seus!

Na experiência, deixaram um rato solto e outro preso numa gaiola. Sabe o que acontecia? O rato solto libertava SEMPRE o rato preso na gaiola, mesmo sem ter nada em troca. No caso de existir recompensa, um pedaço de comida, por exemplo, o rato que soltava o outro guardava sempre uma parte da comida para o seu amigo.
E agora? Nós sabemos, há muitos humanos que não são assim.

Para além disso, sempre que o ratinho via outro animal em perigo, as partes do cérebro ativadas eram semelhantes às do cérebro humano, quando sente dor e empatia.

Porque é que ter um rato e uma ótima opção?

  • são energéticos, estão sempre prontos para brincar, com pistas improvisadas feitas pelo dono, por exemplo;
  • são carinhosos: basta habituá-lo desde cedo ao contacto físico com o dono, e terá um roedor feliz e uma amizade para durar a vida toda!
  • são espertos – sim, leu bem. Ainda há o mito de que o cérebro dos ratos é praticamente nulo. Mas estes animais são autênticos estrategas!

Todos são merecedores de amor

Os ratos e os hamsters são uma ótima opção para quem quer uma boa companhia, que ocupe pouco espaço e não faça tanto barulho como o caso dos cães e dos gatos. Para além disso, terá sempre um amigo que se pode aquecer no seu bolso! Já viu tamanha fofura?