Os gatos são animais mais independentes, mas para eles a rotina é essencial! Perceba porquê

É comum termos a ideia geral de que os gatos são seres independentes, que gostam de estar sozinhos e não precisam de grande supervisão nem rotina. Errado. Estes felinos precisam, e muito, dos seus dias planeados!

Animais territoriais

Os gatos são animais territoriais. O espaço deles é sagrado. Mudar as coisas de sítio: os seus arranhadores, bebedouro e comedouro, pode ser motivo de ansiedade para o felino!

Gostam de estar sozinhos, mas apreciam muito a companhia do dono

Gatos não gostam de ambientes demasiado agitados e com muitos estímulos, gostam de estar no seu canto, protegidos, mas isso não significa que não gostem da companhia do dono! Tenha uma rotina onde, diariamente, dedica tempo ao seu amigo, para que ele saiba sempre quando está a chegar o momento a dois!

Alimentação a horas específicas

Muitos donos deixam o comedouro disponível todo o dia. Porém, é aconselhável ter uma hora própria para dar de comer ao gato. Desta forma, ele consegue gerir o momento em que tem de se dirigir ao comedouro, e não deixa a comida exposta durante o dia todo – pois acaba por ficar mole e insípida, e muitas vezes, acaba por nem ser ingerida.

Cuide do seu patudo!

Não, o gato não é um animal para deixar sozinho todo o dia. É mais independente do que um cão, é certo, mas precisa do mesmo amor e atenção!