Já todos assistimos à típica cena: um Chihuahua passa por um Pastor Alemão na rua, e ladra como se de um Rottweiler se tratasse. Por outro lado, o Pastor Alemão observa e continua o seu percurso. Porque razão os cães de porte pequeno tendem a ladrar mais para outros cães, do que os de porte grande?
É uma forma de se fazerem ouvir, literalmente!
Quando os cães se avistam uns aos outros, através da visão mas principalmente do olfato, eles conseguem perceber o porte, a raça e as características do outro patudo. Quando se sentem ameaçados, ladrar é uma forma de impor o seu espaço e território. Por essa razão, os cães de porte mais pequeno, que se sentem mais facilmente intimidados ao ver outros amigos maiores, sentem a necessidade de “mostrar quem manda” (acham eles!)
Porquê ladrar?
Ao ladrar, o cão está a comunicar com os seus e com os humanos. Desta forma, os patudos tentam compensar com o latido a sua “falta de tamanho”.
Todos os cães, do Dogue Alemão ou Chihuahua, podem ser o alfa da matilha, porém, é nítido que o pequeno ficará mais exposto do que o maior.
Para chamarem atenção e preservarem-se, os cães de menor porte desenvolvem essa tática.
Claro, este comportamento também depende bastante do contexto onde o patudo vive. Se o patudo for motivado a ladrar constantemente, se o tutor reforçar esse comportamento, pior será.
Quem nunca viu um chihuahua zangado na rua, com um latir que leva tudo à frente?