O seu pet não larga a comida? Conheça aqui as possíveis razões para esse comportamento!

Nós sabemos: está em casa, a descansar, abre um snack e é garantido: o seu pet está a olhar para si, pronto para receber um bocadinho da sua comida. E, ao mesmo tempo, não larga o pote de ração. Porquê esta obsessão e proteção com a comida? Vamos perceber!

Fascínio e impulsividade

É certo que todos os animais gostam de comida, mas porque é que alguns têm esta “fome insaciável” e comem impulsivamente, como se já não vissem um biscoito há três anos?
Há vários fatores que justificam este comportamento.

Instinto de sobrevivência herdado

Tudo começa com os antepassados dos pets – os animais selvagens. Na natureza, eles não tinham alimento garantido. Dessa forma, sempre que viam alimento, eles comiam de forma desesperada, antes que outro animal tentasse comer e sem garantia de que encontrariam mais comida ao longo do dia. É certo que hoje em dia o seu cão ou gato não tem de estar nesse “modo sobrevivência” mas parece que essa “programação genética” ainda está presente, e por isso eles comem sempre tudo o que podem até ao fim!

Na comida destes pets ninguém toca! Delicie-se com o novo episódio de like a pet!

Eles também “comem” com o olfato!

O olfato dos cães e dos gatos tem entre 10 a 100 mil vezes mais células do que o dos humanos. Nesse sentido, enquanto nós comemos, por exemplo, frango e sentimos o sabor deste alimento, estes amigos vivem toda uma experiência sensorial: sentem cada ingrediente e saboreiam de uma forma muito mais profunda. Por isso mesmo, é viciante para eles!

Snack = mimo e carinho

Os patudos associam um biscoito a um mimo do dono. Eles sentem que merecem essa recompensa. A relação deles com a comida vai muito além da fome – também pode ser emocional

Combater excesso de peso

Sabemos bem como é recompensador ver o seu patudo satisfeito, a comer algo que gosta, mas atenção: dê-lhe comida de forma equilibrada e doseada. Certifique-se de que ele pratica atividade física suficiente para gastar energia e gordura, para evitar o excesso de peso. Eles merecem uma vida feliz mas também saudável!