O seu gato está sempre a olhá-lo de cima? Estas são as 6 razões possíveis para ele querer estar no topo dos móveis lá de casa

Já estamos a imaginar: chega a casa, chama pelo seu amigo e ele não aparece de forma nenhuma. Vê nos seus brinquedos, na sua caminha e na toca. Eis se não quando ouvir um miar vindo do teto: ele está a olhar para si do cimo de um móvel, mais descontraído do que nunca! Porquê?

Gatos: do alto do seu castelo, eles vêm tudo!

Gatos são animais curiosos, estrategas, e que gostam de estar sempre a par do acontecimento. Eles gostam de observar tudo o que se passa e sentir-se os “reis da casa”.

Aqui estão algumas razões para encontrar o seu felino sempre perto do teto:

  • Lugar privilegiado para vigiar: desde os antepassados, os gatos precisam de ler o ambiente. Observá-lo, para caçar as suas presas. Claro que o seu amigo não está a tentar caçar nenhuma das suas visitas, mas é um comportamento que poderá ser apenas instintivo.
  • Uma garantia de ser o dominante: se existirem vários gatos em casa, ou até outros animais, pode ser uma forma de o gato se assumir como dominante. O que está mais acima é o que tem o controlo.
  • Proteger o dono: pode ser uma forma de controlar o que o rodeia, e ter em vista o dono, para, caso aconteça algo, ele esteja alerta e disponível para intervir!
  • Um lugar mais protegido do frio: normalmente, no inverno, o calor que fica armazenado na casa tende a subir. Desta forma, em cima dos móveis, o seu felino pode sentir-se mais aconchegado. Claro, nada substitui a mantinha quentinha e o sofá com o dono!
  • Um lugar seguro: ao estar num ponto alto, o gato está protegido no caso de algo acontecer. Mas e o dono? Ele que se desenrasque!
  • Um descanso mais profundo: os gatos gostam do seu espaço e não gostam de muita confusão. No alto, eles garantem que não há distrações que interrompam o seu sono profundo de beleza

Não tem espaço ou armários altos?

Pode sempre optar por arranhadores e apostar na gatificação.

Tem um gato em casa? Conheça a importância dos “espaços verticais”.