Todos os donos de cães sabem que ter um patudo em casa é recompensador. Mas há um momento frustrante: quando ele o ignora ou recusa a fazer o que o dono pede. Mantenha a calma: vamos partilhar consigo 6 truques para melhorar a comunicação entre si e o patudo!
Os cães são animais obedientes
Se forem bem treinados, os cães domésticos são animais que têm tendência a ser obedientes e amigáveis com os donos. Basta perceber a forma certa de “conquistar” o patudo, para atingir uma comunicação mais eficiente.
Estas são algumas formas de o conseguir:
Brinque com o patudo
Dedique uma parte do seu dia a brincar com o patudo. Nem que sejam apenas 5 minutos. O importante é que esteja 100% focado nele, durante esse tempo!
Chame-o e recompense-o sempre que ele acertar na sua ordem
Sempre que ele tiver um bom comportamento, seja a fazer um truque como “senta” ou a portar-se bem no passeio, recompense-o com mimos ou até um pequeno snack.
Ensine-lhe um truque novo por mês
Deve estar a pensar “não tenho tempo para isso”. Claro que tem! Não se esqueça, ao assumir o compromisso de ter um patudo, é também responsável por passar tempo de qualidade com ele. Podem ser truques simples e até que ele já tenha aprendido! O importante é a interação entre o dono e o cão.
Rebole com o cão!
Sim, leu bem! Deite-se no chão de casa e deixe que o patudo se esfregue em si, o cheire, rebole consigo. Ao fazer isto, não está a mostrar submissão, mas sim a colaborar para intensificar o vínculo entre ambos. Permita-se brincar com o patudo e estar também à altura dele!
Não se zangue com ele nem grite. Em vez disso, ignore
Quando o patudo fizer algo de errado, ignore-o ao invés de brincar com ele. Por exemplo, se , durante a brincadeira, ele quiser morder sempre a sua mão , deixe de brincar. Sempre que ele morder o brinquedo ao invés da mão, elogie-o e recompense-o!
Respeite o espaço do seu cão
Tal como os humanos, o patudos também precisam de momentos a sós. Respeite a vontade do seu cão e não se esqueça: eles são animais e não gostam de sentir o seu espaço invadido, por muito que gostem de nós.
Ao praticar estas 6 ações, esta a estreitar a relação entre si e o seu patudo, enquanto o ensina a olhar para si como líder.