Se é dono de um cão, certamente já se deparou com esta situação complicada: quer incluir o patudo nos seus planos – desde uma ida à praia, uma viagem ao parque, uma aventura no campo, mas o patudo vê a viagem de carro até ao destino como um autêntico pesadelo.
Não está sozinho. Perceber as razões por trás desse receio é essencial para ajudar o animal a ultrapassá-lo. O medo pode estar relacionado com experiências traumáticas do passado, sustos nas viagens ou até algo tão simples como: falta de hábito.
Venha connosco nesta viagem para explorar as possíveis razões (e traga o patudo, claro!)
Os sinais de ansiedade durante as viagens, quais são?
Há vários comportamentos que o cão adota que funcionam como indícios de algo não está bem. Se o seu patudo treme, saliva em excesso, ofega de forma descontrolada ou tenta escapar do carro, é sinal de que o medo está a dominar a situação. Outros sinais incluem olhos muito arregalados, orelhas para trás e uma postura tensa.
Atente na postura do patudo para poder tomar medidas que tornem a viagem mais suave e segura.
Pronto para transformar o carro num ambiente seguro?
Dessensibilização gradual – é um termo diferente mas muito simples. Basicamente consiste em permitir que o cão explore o território, neste caso o carro, enquanto ele está parado, de forma livre e calma. Desta forma ele pode cheirar, observar e interagir com o ambiente, sem ser atirado “de surpresa” para uma viagem. Associe esse ritual a momentos positivos, como festinhas ou petiscos.
Depois, pode começar com viagens muito curtas, de apenas alguns minutos, aumentando gradualmente o tempo consoante a adaptação do patudo. O uso de reforço positivo, como palavras de incentivo e recompensas, ajuda a criar uma associação mais agradável com as viagens.
Equipamentos que fazem a diferença
Um cão não é um humano. Sentar-se no banco do carro não chega para garantir a sua segurança. Aposte em cintos próprios ou até em caixas específicas de transporte, de forma que se sinta protegido, evitando movimentos muito bruscos durante a viagem.
Almofadas macias e cobertores familiares também são bons aliados, pois oferecem conforto e um cheiro familiar que ajuda a tranquilizar o patudo durante o percurso!
Quando é que deve procurar a ajuda de um profissional?
Se, apesar de todas as tentativas, o seu cão continua a demonstrar um medo intenso e incapacitante, pode ser necessário recorrer a um especialista em comportamento animal. Com um plano personalizado para ajudar o animal a superar o medo, utilizando técnicas específicas de treino e recondicionamento positivo, um profissional poderá ser a melhor opção para ajudar o seu amigo a superar o medo.
Saiba mais sobre o reforço positivo aqui!
Com paciência, dedicação e as estratégias certas, é possível transformar as viagens de carro numa experiência tranquila e até divertida para o seu cão!