O seu cão não é teimoso nem o quer irritar, simplesmente não está a conseguir entendê-lo! 3 dicas para aprender a comunicar com o seu patudo

É certo que um cão é um companheiro para vida, e nos proporciona momentos inesquecíveis. Mas todos os donos de cães já passaram pela frustração de tentar ensinar algo ao patudo, e ele continuar a perpetuar o comportamento. Muitas vezes, chega a existir um pensamento na nossa mente, do género: “ele só pode estar a fazer de propósito! A provocar-me!”
Acalme-se. A última coisa que o seu patudo quer é deixá-lo irritado com ele. Vamos perceber porque é que isso acontece

Ele não percebe o que está a tentar transmitir

Mais do que ignorar as suas ordens, o seu cão não percebe o que lhe está a tentar comunicar, e isso pode dever-se a vários fatores:

Não fala de uma forma clara e confiante

Sim, nós sabemos que os cães não falam, mas a forma como o dono usa a voz influencia o comportamento do patudo. Sempre que comunica com ele, e tem a intenção de lhe ensinar algo, a sua voz deve ser calma, clara e confiante. Desta forma, o patudo irá focar-se no seu timbre e no que está a tentar transmitir.

Usa punições severas ao invés de reforço positivo

Quando vê que o patudo destruiu algo ou fez xixi onde não devia, ao invés de ignorar, e sempre que ele fizer certo, o compensar; acaba por gritar com ele, zangar-se e pô-lo de castigo. Saiba que, na maior parte dos casos, o patudo nem percebe o que realmente aconteceu. A única coisa que ele vê é: “o meu dono está zangado. Ele não gosta de mim”. Esta ação pode desencadear uma baixa autoestima no patudo e consequentemente comportamentos destrutivos mais frequentes!
Nestes casos, deve optar pelo reforço positivo, compensando-o sempre que ele acertar no comportamento certo!

Saiba mais sobre reforço positivo

Não desenvolve o vínculo com o seu amigo

Se raramente está presente, não passa momentos de qualidade com o patudo, não lhe proporciona experiências positivas e divertidas e o deixa sozinho em casa o dia todo, o que espera?
A base para que o seu cão confie em si e o veja como um líder, é a confiança. Se ele não se sentir confiante e feliz ao seu lado, como quer que ele siga a sua voz e as suas ordens?

Paciência e consistência são a chave

Siga as três dicas anteriores e não se esqueça: os cães aprendem rápido, mas não são máquinas. É natural que cometam erros. Deve estar preparado para tal, ser paciente e consistente! Verá que o seu patudo rapidamente seguirá as suas ordens.