O seu amigo tem estado mais apático e isolado? Não ignore este comportamento!

Na altura do calor, é natural sentir que o patudo está mais relaxado e sonolento, uma vez que as altas temperaturas nos deixam moles e mais cansados. Ainda assim, deve perceber quando e que certos comportamentos já não são normais desta época.

Tal como nós, quando estão doentes ou mais em baixo, os patudos alteram o comportamento. Muitas vezes essas mudanças são silenciosas e discretas, pelo que deve estar atento ao seu amigo, de forma a monitorizar o seu estado de saúde. Estes são alguns sinais de que algo não está bem:

1- Perda de apetite

O seu amigo é louco por comida, não nega um snack e deixa sempre a taça vazia. Mas, ultimamente, não tem tido grande vontade de comer a ração, acabando mesmo por deixá-la na taça? Pode tentar trocar de ração, de forma a verificar se o problema está na comida, mas se o comportamento continuar, é necessário levar o seu amigo ao veterinário.

2 – Isolar-se

Se o seu companheiro começar a isolar-se e até a desviar o olhar de si, é sinal de que está a tentar proteger-se por algo não estar bem. Tente, se ele lhe der confiança para isso, massajar-lhe o corpo de forma a perceber se há alguma parte que lhe dói. Leve-o ao veterinário se o comportamento persistir.

3 – Queda de pelo

Se o seu patudo estiver a largar pelo excessivo, para além da altura de mudança de estação, pode ser sinal de uma doença mais grave. Não hesite em ir ao veterinário ou a um especialista.

Mas há mais sinais silenciosos que deve estar a par.

Assista ao episódio de Veterinário de Serviço para ficar a par de comportamentos estranhos nos animais, que exigem atenção médica.