O que é que os animais fazem quando não estamos a ver? A pergunta que surge na cabeça de muitos donos

A verdade é que os animais domésticos podem ser bastante previsíveis, mas, por muito que saibamos que eles ficam simplesmente a descansar enquanto nos ausentamos, há outra parte da mente que paira por pensamentos mais criativos como “e se ele estiver a dar uma festa enquanto eu estou fora?”

Há vários filmes que brincam com a vida dos animais quando os donos não estão presentes, por exemplo ‘A Vida Secreta dos Nossos Bichos’, uma divertida animação que começa quando os donos saem para o trabalho e os animais de estimação ficam sozinhos casa.

Apesar de sabermos que isso não passa de imaginação e brincadeira, a curiosidade mantem-se: como é que os animais se comportam quando não estão a ser observados?

Assista aos animais mais engraçados, que foram apanhados pela câmara, aqui!

Rotina calma (é mais engraçado nos filmes)

Quando estamos fora e deixamos o pet sozinho, ele limita-se a realizar a rotina diária. Desde comer, hidratar-se, dormir. A verdade é que o nimal procura simplesmente realizar as suas necessidades básicas, enquanto aguarda pela chegada épica do seu dono! Mas há formas de tornar os seus momentos de ausência mais interessantes para o seu amigo.

Brinquedos interativos

Pode deixar brinquedos interativos espalhados pela casa: desde bolas com um doce dentro, que ele tem que tentar abrir; a ossos para roer e tapetes de atividades que funcionam como um “sudoku” canino.

Para saber mais sobre brinquedos interativos para cães, clique aqui!

No caso dos gatos, arranhadores altos são ideais para o felino se entreter a escalar, raspar as unhas, e gastar energia!

Mas será que o patudo pensa em mim quando está sozinho?

Os animais não guardam memórias ao acaso. A sua mente prioriza o que é relevante para a sobrevivência e bem-estar. Por isso, situações que envolvam comida, segurança e afeto são as que têm mais hipóteses de serem armazenadas. Assim sendo, se o patudo sentir o seu cheiro na casa, é natural que questione onde anda.

A nossa dica? Volte assim que puder para casa, porque nenhum brinquedo substitui a companhia do dono!