Os gatos não são os nossos amigos mais extrovertidos, podemos confessar. Demonstram o amor pelos donos de uma forma subtil, mas não só. Há várias pistas no corpo do felino que indicam muito do que ele possa estar a sentir. É o caso das pupilas…
As pupilas são um “espelho da alma”
No Pets and Company, já refletimos sobre o significado das posições em que o gato dorme, sobre os tipos de miar diferentes e até sobre o tipo de ronronar. Mas sabia que as pupilas também são uma forma de desvendar mais um bocadinho do seu felino?
Leu bem. Através das pupilas podemos perceber se o felino gostou da nossa brincadeira ou se, pelo contrário, está com vontade de nos dar uma patada. Para além disso, ao analisarmos esta parte do olho podemos tirar conclusões sobre a saúde do nosso amigo!
Pupilas estreitas
Quando as pupilas estão estreitas (o género de um risco preto no meio do olho) para além de revelarem uma adaptação da visão do felino à luz que entra no espaço, podem também indicar um momento de grande excitação: desde medo, raiva, ou até prazer! Por exemplo? Quando apanha o seu felino a olhar para um brinquedo de penas, como se se tratasse de um rato, e está pronto para atacar! Aí, notará as pupilas bem estreitas. No caso de raiva, o olhar virá acompanhado de um “bufar” ou rosnar, aí é aconselhável que dê dois passos atrás.
Para além disso, e apesar de ser uma sensação contrária, os olhos estreitos podem também significar um momento de prazer. Quando estiver a fazer festinhas ao seu amigo, num momento relaxante, experimente observá-lo nos olhos.
Pupilas largas
Se as pupilas estiverem dilatadas, é sinal de que o felino está assustado, ansioso ou apavorado. Claro, deve analisar o olhar sempre tendo em conta a posição do resto do corpo e o contexto. Por exemplo, se um gato estiver assustado, a sua causa vai estar tensa e rígida.
E quando é que há algo de errado?
Se reparar que o seu amigo está com uma pupila maior do que a outra, é caso para se preocupar. Ele poderá estar com um problema na visão, entre eles : glaucoma, complicações na retina, lesão no olho ou inflamação ou até mesmo, em situações mais avançadas, algum tipo de cancro.
É importante procurar um veterinário assim que reparar em algo diferente ou não tão usual.
Agora que já sabe estes sinais e significados da pupila do seu patudo, divirta/se a descodificá-lo e a descobrir os seus segredos!