Já alguma vez se perguntou porque é que o seu gato parece estar a amassar pão quando está todo contente? Este comportamento fascinante tem mais história do que possamos imaginar!
A origem desta dança felina
Tudo começa na mais tenra infância dos nossos amigos bigodudos. Quando são bebés, os gatinhos fazem este movimento característico enquanto mamam – é a sua forma de dizer “mais leite, por favor!” à mãe gata. Este movimento ajuda a estimular a produção de ocitocina, a hormona responsável pela produção de leite.
Uma questão de território e conforto
Os nossos pequenos padeiros têm glândulas especiais nas suas almofadinhas. Cada vez que “amassam o pãozinho”, estão na verdade a libertar feromónios – é como se estivessem a assinar o seu nome numa superfície! É a versão felina de escrever “estive aqui”, de marcar território!
O significado especial quando o fazem no nosso colo
Quando o seu gato escolhe fazer esta adorável dança das patas no seu colo, considere-se especial! É como se estivesse a dizer “És da família, confio em ti o suficiente para baixar a guarda e voltar a ser bebé”. É praticamente uma declaração de amor felina!
O ioga felino
Por vezes, este movimento não passa de um bom alongamento. É como se o nosso amigo estivesse numa aula de ioga, a esticar aqueles músculos depois de uma soneca prolongada!
Terapia anti-stress
Tal como nós temos diferentes formas de lidar com o stress (quem nunca atacou um pacote de bolachas?), os gatos também têm as suas técnicas. O “amassar pãozinho” pode ser uma forma de auto-relaxamento.
Quando o amor está no ar
As gatas no cio podem intensificar este comportamento – é a sua forma subtil de dizer “estou interessada” a potenciais pretendentes!
Uma nota curiosa
Se o seu gato não é muito dado a estas demonstrações de “padaria improvisada”, não se preocupe! Cada gato tem a sua forma única de mostrar afeto, seja através de ronrons, lambidelas ou simplesmente seguindo-nos pela casa como uma pequena sombra peluda.
É, sem dúvida, fascinante como um simples comportamento pode ter tantos significados diferentes! Da próxima vez que apanhar o seu gato em plena sessão de padaria imaginária, já sabe – pode estar a dizer-lhe “adoro-te”, “isto é meu”, ou simplesmente “preciso de esticar as pernas”!
Quer descobrir mais significados sobre as posições do seu gato? Clique aqui!
E você, já reparou em que situações o seu gatinho mais gosta de “fazer pão”? Partilhe connosco as suas histórias – adoramos descobrir mais sobre as peculiaridades dos nossos amigos de bigodes!