Ter um gato em casa é, sem dúvida, uma experiência para a vida! Para além de ter um novo melhor amigo, terá uma nova rotina. Uma parte dessa nova rotina é a preocupação com a saúde do seu gato, levando-o ao veterinário frequentemente e garantindo que ele tem as vacinas no tempo certo e necessárias para a sua saúde e longevidade!
A vacinação é um processo extremamente importante, que não deve ser desvalorizado. Ao vacinar o seu amigo, está a garantir que ele tem as defesas necessárias para se proteger de doenças e de bactérias que possam invadir o organismo!
O que deve ter em conta antes de vacinar um gato?
Antes de vacinar o seu gatinho, há alguns aspetos importantes a ter em conta.
É importante, no primeiro mês de vida do seu felino, protegê-lo do contacto com o exterior, e do contacto com outros gatos. O sistema imunitário do patudo ainda não está pronto para explorar novos amigos e o exterior! É também, necessário, falar com o veterinário relativamente à desparasitação.
A desparasitação é mais do que medicação: varia consoante o estilo de vida do pet!
Quando é que o meu gato deve ser vacinado?
A primeira vacinação é um passo importante para proteger o seu gato. Em geral, a primeira dose deve ser administrada quando o gatinho atinge as 8 semanas de idade. Isto permite que o sistema imunitário do seu amigo esteja suficientemente desenvolvido para responder às vacinas.
Quais são as vacinas necessárias?
As vacinas necessárias para um gato podem consoante o estilo de vida, e o contexto e local onde vive. No entanto, existem algumas vacinas básicas que são recomendadas por especialistas para o seu amigo
Vacina trivalente para gatos:
Esta vacina é importante porque protege contra doenças como: Panleucopénia, Rinotraqueíte e Calicivírus Felino.
Vacina da Leucemia felina:
Esta vacina protege contra a leucemia felina, uma doença fatal e altamente contagiosa que afeta o sistema imunitário e pode causar tumores nos órgãos.
Raiva:
Muitas vezes associamos a vacina da raiva apenas aos cães, mas esta doença é também frequente em gatos, e pode até passar para humanos!
Estas três vacinas são essenciais, mas há mais cuidados que deve ter em conta!
A veterinária de Serviço Filipa Guilherme explica-lhe tudo aqui!