Não somos só nós, humanos, que precisamos de nutrientes e de uma alimentação rica em proteína: os animais também! Tanto a ração, como a comida húmida ou até a dieta BARF devem ser escolhidas de forma a satisfazer as necessidades nutricionais, que variam de cão para cão, garantindo que o seu amigo tem a energia toda que precisa para estar saudável e aproveitar o dia.
Que nutrientes é que os patudos precisam?
Com uma alimentação variada, o patudo deve ingerir proteínas, matérias gordas, minerais e também hidratos de carbono. Ainda assim, é necessário saber a dose correta e indicada para o seu amigo, de forma a evitar ou o défice energético, ou o excesso de peso! Para ter esse conhecimento, é necessário recorrer ao veterinário ou a um especialista, uma vez que todas essas quantidades dependem da idade, altura, sexo, nível de atividade e estado de saúde do seu patudo.
Proteínas
Estes são elementos base para o dia-a-dia do seu patudo. Eles contribuem para a saúde e desenvolvimento dos músculos, da pele e até dos órgãos do cão. Invista em rações que tenham uma fonte de carne ou peixe, pois são as proteínas mais significativas para o animal.
Matérias Gordas
Ainda que doseadas e fornecidas de uma forma equilirada, as matérias gordas são essenciais para o desenvolvimento do seu animal. Contribuem para o seu metabolismo e trasnporte de vitaminas.
A maior fonte de ácidos gordos, como o ómega tres, são peixes, como o salmão.
Vitaminas
Estes nutrientes têm um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo do patudo.
Para além da ração, pode fornecer, de forma doseada, alguns pedaços de fruta e vegetais que contribuem para a saúde do patudo. Alimentos como maça, cenoura, ou brócolos, são ótimas fontes de vitamina C, A, e E, respetivamente.
Estes Pets já vêm com pilhas Duracell! Prepare-se para a gargalhada