Não, as patas do seu gato não servem só para trepar! Prepare-se para conhecer as curiosidades mais impressionantes desta parte do corpo felino!

Uma das características mais impressionantes dos nossos amigos felinos é a capacidade de eles conseguirem trepar ao ponto mais alto da casa, às vezes com apenas um mero salto. Parece até que não fazem esforço nenhum para chegar ao topo! Mas tudo isso é possível graças às suas patas. Sim, aquelas almofadinhas fofas servem para muito mais do que pensa!

1 – Deixar o seu toque

As patas dos gatos contêm glândulas que libertam feromonas com um odor característico. Ao arranhar as superfícies por onde passa, o felino está a deixar o seu odor para que possíveis animais que se cruzem, sintam que ele já marcou a sua presença!

Aconselhamo-lo a preencher a casa de arranhadores, para evitar supressas desagradáveis, como sofás arranhados ou paredes riscadas!

Saiba como preencher a casa para entreter e estimular o seu felino, aqui!

Para além de marcar território, arranhar as unhas é uma forma do gato relaxar e libertar o stress!

2 – Andar sem ser “apanhado”

As patas têm amortecedores, que fazem com que o gato consiga andar pela casa sem ser notado. No caso dos gatos selvagens, tal característica serve para poderem apanhar as suas presas. Para além disso, são também uma forma de amortecer os saltos.

3 – Na ponta dos pés

Ao contrário de nós, humanos, que somos plantígrados (caminhamos apoiados na planta dos pés), os gatos são digitígrados, ou seja, apoiam-se nos dedos. Desta forma, têm mais mobilidade para poderem fugir de possíveis perigos ou predadores, ou até para caçar as suas presas, uma vez que são mais rápidos a reagir.

4 – Poderosos sensores

Se tem um amigo felino, provavelmente já reparou que ele não adora que lhe toquem nas patas. Isto porque elas são sensores poderosos, que percecionam o mínimo toque, e até mudanças de vibrações e texturas. É por essa razão que os gatos gostam de “amassar o pão” nas superfícies fofas, porque se sentem aconchegados.

5 – Regular a temperatura

As almofadas das patas destes felinos possuem glândulas sudoríparas que libertam suor, auxiliando a regular a temperatura do corpo e a evitar o superaquecimento nos dias mais quentes.
Quando estão nervosos ou assustados estes animais tendem a suar mais, tal como nós humanos.

Cuide do seu amigo!

Os gatos, para além de companheiros silenciosos e com muito amor para dar, conseguem surpreender-nos a cada dia que passa.


Nunca se esqueça: cuide do seu amigo com responsabilidade e atenção, e esteja atento às patas, são um sinal de saúde e vitalidade no gato!