O maio amarelo é um mês dedicado à proteção de animais contra doenças renais. Como tutor atento, saiba como pode proteger o seu amigo!
Sabia que um em cada três gatos e um em cada dez cães desenvolve algum problema renal ao longo da vida?
Leu bem! Estas condições são, infelizmente, bastante frequentes e, na maior parte das vezes, apresentam sintomas bastante silenciosos.
É fulcral, antes de mais, reconhecer a importância da prevenção destas doenças.
Como pode prevenir estas doenças no seu patudo?
Check-ups regulares
Visite frequentemente o médico veterinário para certificar-se de que está tudo bem com o seu pet. Os check-ups são bastante importantes para não deixar alastrar nenhuma doença possivelmente mais grave!
Check-ups: quando e como os fazer?
Ofereça água regulamente ao pet e garanta que ele a bebe
Certifique-se de que o seu amigo bebe água suficiente para manter o organismo saudável. Os animais, principalmente os gatos, não gostam de água estagnada. Aposte em fontes de água ou altere a água diariamente para que o seu amigo esteja disponível a bebê-la.
Ração de qualidade
Apesar de não parecer estar associado, este ponto é mais importante do que pensa, para proteger o patudo de doenças renais. Certifique-se de que a ração tem a quantidade certa de nutrientes para o seu amigo, e é saudável para o seu organismo.
Mantenha o seu pet ativo com brincadeiras e passeios
Ao gastar a energia do seu amigo, ativa o seu sistema imunitário e garante que ele vai beber água, para se refrescar após a atividade.
Quais são os sintomas de problemas renais em cães e gatos?
Descobrir se um pet está com alguma doença renal não é uma tarefa fácil. Deve estar atento a sinais mais discretos e silenciosos, tais como:
Consumo excessivo de água (repentino);
Emagrecimento;
Perda de apetite;
Hálito forte;
Urina com sangue;
Diarreia;
Vómitos.
Alem destes sinais, o seu amigo isolar-se , estar mais apático e com menos predisposição para brincar são chamadas de atenção que também deve estar atento!
É importante, acima de tudo, conhecer bem o seu amigo
Ter um animal de estimação exige atenção constante e cuidado. Se atentar na sua rotina e o conhecer bem, vai perceber quando é que algo está errado.