E se lhe dissermos que as cobras têm amigos? Sim, prepare-se para o que aí vem

A maior parte das pessoas, associa estes répteis a animais frios e sem emoções. Mas e se lhe dissermos que as cobras também podem ser bastante sociáveis, chegando mesmo a formar laços e amizades? Estudo comprova!

Morgan Skinner, investigador principal do estudo realizado, e especialista em ecologia ambiental, começou por estudar as Cobra Liga Orientais , que habitam nas superfícies mais frias e agrestes do Canadá.
Disponibilizaram duas divisões, separadas apenas por um tubo, que permitia a sua ligação e a passagem entre as divisórias, e deixaram lá várias cobras dessa espécie. O resultado foi fantástico: a maior parte delas preferiu estar na mesma divisória das suas amigas, provando que elas preferem estar rodeadas de outros seres conhecidos, ao invés de ficarem sozinhas.

Cobras: terror ou comédia? Prepare-se para os momentos mais hilariantes, aqui!

O estudo realizou-se durante a noite inteira, e os cientistas tinham momentos onde voltavam a separá-las. Adivinhe: o comportamento era sempre o mesmo – as cobras voltavam a procurar-se umas às outras, priorizando a interação e a vida em grupo.

As cobras, tal como os humanos, tem personalidades diferentes!

Para além da descoberta anterior o, este estudo demonstrou que existe bastante variedade de personalidade entre estes répteis.

Algumas eram mais reservadas, receosas e tímidas, preferindo ficar no seu canto, enquanto outras eram mais extrovertidas e curiosas, acabando por explorar e interagir com tudo o que as rodeava.
Mas ainda melhor? Sempre que estavam todas em grupo, o comportamento uniformizava-se, agindo todas em sintonia e de uma forma mais confiante.

Claro, não é tudo sobre amizade, é sobre estratégia e instinto animal!

Seria verdadeiramente ternurento dizermos que este comportamento se reduz somente à “amizade” que sentem umas pelas outras, mas estas cobras sabem como se proteger e sobreviver. Estar em grupo é uma forma de se manterem aquecidas, através do calor que todas emanam em conjunto, mas também de estarem mais protegidas no caso de predadores aparecerem.

Cobras: mais do que répteis frios

É verdade, as cobras são conhecidas como répteis frios e que gostam de viver em solidão, mas não generalize! Até o ser vivo mais isolado sente um conforto ao estar rodeado de outro companheiro.