Isto é o que não pode fazer com o seu gato, porque corre o risco de afastar o seu patudo!

É normal que tente agradar o seu animal de estimação, como tutor responsável que é. Mas é importante ter atenção as a certas atitudes com o patudo, que podem ter o efeito contrário!
Nós ajudamos!

Independentes e carismáticos

Os gatos são conhecidos como seres independentes. Isso não significa que não gostem do carinho do dono. Ao contrário dos cães, os gatos gostam de fazer as coisas “à maneira deles” digamos. Pelo que pressionar o felino ou forcá-lo pode ter um resultado nada positivo.

Estas são algumas coisas que não deve fazer:

Pegar nele quando está a comer

Tal como os humanos, os gatos gostam de saborear a comida e ter o seu momento. Durante a refeição, não é uma boa altura para importunar o patudo, mesmo que seja para lhe dar carinho. A reação poderá ser agressiva e só irá afastar o felino, que o verá como uma ameaça pensando que lhe vai tirar a comida

Abraçá-lo de forma persistente e forçada

Nós sabemos: é difícil resistir aos olhinhos piedosos do seu gato! Mas tenha atenção: por muito que o seu amigo goste de carinho, não exagere! Analise a sua postura corporal para perceber se ele está disposto a um abraço nesse momento. A personalidade felina é complexa, ele pode não estar nos seus dias!

O que a cauda do seu gato está a tentar dizer? Decifre a linguagem felina com estes 6 movimentos

Brincar com o gato e nunca o deixar “ganhar”

Quando está a brincar com o felino à típica caça da pena, por exemplo, provoque-o e brinque, mas com limites: deixe o seu amigo agarrar a “presa” de vez em quando. Caso contrário, ele pode ficar frustrado e até irritado consigo. A brincadeira é engraçada quando ambos ganham, certo?

Barulhos altos e vozes altas

Os gatos gostam de rotina e de sossego. Imagine que está no seu canto sossegado, e alguém ao lado está constantemente a falar alto e a colocar o volume da televisão demasiado alto – é desconfortável, certo? Tal atitude só fará com que o seu amigo se afaste de si e prefira isolar-se numa divisão da casa onde possa estar calmo.

Respeite o felino e terá um amigo para a vida!

Se respeitar o espaço e os limites do seu gato, pode ficar descansado: ele verá em si um verdadeiro amigo e dono exemplar!