Estas são as 7 raças de cães mais sensíveis que pode conhecer

Não se deixe enganar pela aparência fofa de um cão. Sob aqueles olhos brilhantes e rabos abanando, esconde-se um turbilhão emocional digno de um drama digno de Óscar. Hoje, vamos explorar sete raças de cães que, não só sentem tudo de forma intensa, como muitas vezes parecem saber quando é hora de nos consolar ou reclamar atenção com um drama digno de novela.

Pegue num lenço e prepare-se para conhecer os artistas emotivos do mundo canino.


1. Border Collie: o psicólogo não oficial

O Border Collie é muitas vezes descrito como o cão mais inteligente do mundo, mas pouca gente fala do seu lado empático. Estes cães captam as emoções humanas como antenas parabólicas. Está triste? Ele senta-se ao seu lado e apoia a cabeça no seu colo. Está a fingir tristeza para não lavar a louça? Ele percebe e dá-lhe um olhar que diz: “A sério, humano?”

Mas cuidado! A sua sensibilidade vem com um preço: a necessidade constante de estímulo mental. Um Border Collie entediado é como um poeta com bloqueio criativo – insuportável.


2. Labrador Retriever: o amigo sempre presente

Se os Labradores tivessem um lema, seria algo como: “Eu sinto tudo contigo, mas podes dar-me um biscoito?” Estes cães adoram agradar e têm uma ligação emocional com os donos que pode ser avassaladora.

Esqueça sair de casa às escondidas. O Labrador saberá que está a planear abandoná-lo por umas horas e irá encenar um olhar que combina tristeza com o peso de todas as tragédias humanas.


3. Cavalier King Charles Spaniel: o aristocrata melancólico

Estes pequenos aristocratas parecem ter sido feitos para um romance vitoriano. Olhos grandes, expressão melancólica e uma disposição carinhosa que faz com que você se sinta sempre importante.

Um Cavalier pode ficar emocionalmente abalado se o ignorar por mais de cinco minutos – e ele vai certificar-se de que sabe disso. Mas perdoa depressa. Afinal, ele é de “sangue azul”, mas tem um coração enorme.


4. Pastor Alemão: o guardião do coração

Os Pastores Alemães não são apenas cães trabalhadores; eles também são cães com uma sensibilidade que muitas vezes é subestimada. Estes verdadeiros guardiões não só protegem fisicamente os seus humanos, como também sentem quando algo está errado.

Fazem uma espécie de “terapia militar”. O seu Pastor Alemão vai ficar atento ao seu estado emocional e, se precisar, dar-lhe-á um empurrão subtil para voltar à normalidade – ou pelo menos para ir dar um passeio.


5. Cão de Água Português: o poeta do mar

O nosso tesouro nacional não podia faltar. O Cão de Água Português é um filósofo de quatro patas, com um olhar que parece analisar as profundezas da sua alma.

Estes cães têm uma natureza emotiva que combina na perfeição com o ritmo da água: às vezes calmos, outras vezes um turbilhão de energia. São tão leais que podem ficar preocupados consigo por razões que nem você entende. “Tens a certeza de que estás bem? Mesmo?”


6. Golden Retriever: o terapeuta dourado

O Golden Retriever é o equivalente a um abraço caloroso. Se há uma coisa que eles fazem melhor do que apanhar bolas, é sentir as emoções do seu dono. Não há espaço para dramas no mundo de um Golden; eles são os pacificadores, os mediadores e os “psicólogos” de qualquer casa.

A sua única fraqueza? Não suportam o silêncio desconfortável. Eles vão fazer de tudo para trazer alegria ao ambiente, mesmo que isso signifique roubar-lhe uma meia só para o fazer rir.


7. Whippet: o dramático discreto

O Whippet é a combinação perfeita entre elegância e sensibilidade. Este cão parece sempre ligeiramente ofendido com qualquer coisa, mas, ao mesmo tempo, é incrivelmente doce.

Eles têm um talento especial para fazer você sentir culpa. Saiu de casa sem ele? Prepare-se para um olhar que diz: “Eu pensei que éramos amigos.” O lado positivo? Quando estão felizes, transformam-se em verdadeiros comediantes, prontos para brincar e encher a casa de risos.


Ter um destes cães sensíveis é como viver com um terapeuta que não cobra, um poeta que nunca se cala ou um amigo que está sempre lá – mesmo que a “lá” seja literalmente ao seu lado no sofá. Estes cães são a prova viva de que os animais têm muito mais do que instinto; têm coração, e que coração!

Agora que conhece estas raças, já sabe: escolha bem, cuide com amor e prepare-se para o turbilhão emocional que só os melhores amigos peludos podem proporcionar.

Conheça melhores as raças de cães para ter em casa, aqui!