Estas são 10 curiosidades que não sabia sobre o seu gato!

Os gatos são criaturas misteriosas e encantadoras. Um minuto estão a dormir profundamente, no seguinte estão a correr pela casa como se estivessem a ser perseguidos por fantasmas invisíveis. Mas por mais que os adoremos, há sempre algo novo a descobrir sobre estes pequenos felinos. Eis 10 curiosidades que o vão deixar ainda mais fascinado pelos gatos!

1. São indiferentes aos doces Se já tentou partilhar um pedacinho de bolo com o teu gato e ele o ignorou, não fique ofendido! Os gatos simplesmente não conseguem saborear o doce. Os seus recetores gustativos não estão programados para reconhecer o açúcar, por isso, um morango ou um pedaço de chocolate não lhes faz qualquer diferença. (E ainda bem, porque o chocolate é tóxico para eles!)

2. O seu “miau” é só para si. acredite ou não, os gatos não costumam miar uns para os outros. Esse som foi desenvolvido especialmente para interagir com humanos. Cada gato tem um miado único e usa-o para o manipular (com todo o amor, claro!) e garantir que lhe dá atenção, comida ou um lugar quentinho para dormir.

3. Têm sonhos (e pesadelos!). Se já viu o seu gato a mexer as patas ou a emitir pequenos sons enquanto dorme, pode ser que ele esteja a sonhar! Estudos mostram que os gatos têm padrões cerebrais semelhantes aos humanos durante o sono, o que significa que também têm sonhos… e, ocasionalmente, pesadelos. Estarão a sonhar com montanhas de comida ou com um aspirador demoníaco? Nunca saberemos.

4. São caçadores… mesmo sem fome. Os gatos têm um instinto de caça tão forte que caçam por diversão, mesmo que não tenham fome. Por isso é que, se o seu gato tem acesso ao exterior, pode trazer-lhe “presentes” inesperados, como ratos ou pássaros. Não fique chateado, para ele é uma oferta de amizade!

5. O leite é um mito. Apesar de nos desenhos animados os gatos serem retratados a beber leite, a verdade é que a maioria dos gatos adultos é intolerante à lactose. O leite pode causar-lhes problemas digestivos e diarreia. Se quer mimar o seu gato, opte antes por snacks apropriados para felinos.

6. Os gatos de casa vivem mais tempo. Os gatos que vivem exclusivamente dentro de casa têm uma vida muito mais longa do que aqueles que vivem na rua. Gatos de casa podem viver até três vezes mais do que gatos vadios, pois evitam perigos como doenças, atropelamentos e confrontos com outros animais.

7. Transpiram… pelas patas! Os gatos são criaturas elegantes e não andam por aí suados. Mas quando faz calor ou estão nervosos, libertam suor pelas almofadas das patas. Se notar pegadas húmidas no chão num dia quente, é possível que o seu gato esteja a refrescar-se!

8. O nariz de cada gato é único. Assim como as impressões digitais nos humanos, o padrão do nariz de cada gato é exclusivo. Não há dois gatos com narizes idênticos. Ou seja, se algum dia houvesse uma “polícia felina”, eles usariam os narizes para identificação!

9. Canhotos ou destros? Depende do género! Os gatos também têm uma pata dominante, tal como os humanos têm uma mão preferida. Estudos indicam que os machos tendem a ser canhotos e as fêmeas destras. Quer testar? Veja qual é a pata que o seu gato usa primeiro para brincar ou para bater em si quando está maldisposto!

10. Vêem mal de perto. Apesar de terem uma visão incrível para detetar movimentos e caçar no escuro, os gatos têm dificuldade em ver objetos muito próximos. Se alguma vez viu o seu gato a “dar patadas” na comida como se estivesse a tentar encontrá-la, agora já sabe porquê!

Os gatos são, sem dúvida, animais fascinantes e cheios de segredos por desvendar. Agora que já conhece estas curiosidade, vai olhar para o seu amigo felino de uma maneira diferente? Conte-nos: qual destas descobertas o surpreendeu mais?