Está sempre a chamar o seu cão? Pare já de fazer isso! Saiba as consequências do alarmismo excessivo

Se é dono de um cão, sabe bem que chamar o seu amigo nem sempre é tarefa fácil. Em muitas situações, os cães ignoram os donos quando os chamam. Mas sabia que a culpa pode estar em si? Porque é que isto acontece? Explicamos-lhe tudo.

Há momentos em que estamos em casa e gostamos simplesmente de proferir o nome do nosso amigo, como se de uma música se tratasse, ou só para que observar a sua reação. Mas saiba que este comportamento é prejudicial: pode estar a banalizar o nome do seu amigo.

Quais são as consequências?

O patudo vai deixar de ver esse chamamento como algo imperativo e urgente, mas sim como só mais um som banal. Desta forma, acabará por ignorar as suas chamadas. Isto pode ser perigoso caso esteja num ambiente com mais estímulos, na rua, ou até caso ele se solte ou se perca

Insegurança e ansiedade

Um cão que é chamado constantemente pode começar a sentir insegurança e ansiedade, pois entra num estado de alerta como se algo pudesse acontecer a qualquer hora!

Aumento da dependência

Se o dono está constantemente a chamar o patudo, vai acabar por habituá-lo a ter sempre a sua companhia. Ele ficará depende do seu chamamento.

Tenha atenção: chame só quando estritamente necessário

Se quiser um momento de carinho com o seu amigo, não tem necessariamente que o chamar, vá ao encontro dele e mostre-lhe que gosta dele. Chame o seu amigo em situações que realmente o exigem!