A chegada de um novo membro da família é sempre um momento especial, ainda para mais se se tratar de um bebé. É um motivo de muita alegria , que trará sempre um brilho e uma nova energia à casa, mas exige muita atenção e cuidado. Especialmente se quiser que o patudo o receba bem!
Vamos ajudar a preparar-se para este momento.
Uma mudança positiva
A verdade é que, com a chegada de um novo membro, o gato terá de se adaptar a uma nova vida: A rotina muda, novos sons e cheiros aparecem, e a atenção dos tutores é compartilhada. Estas mudanças, se não forem feitas com o devido cuidado e preparação, deixarão o felino stressado, ansioso, e até, em último caso, frustrado.
Tudo isso pode também resultar na necessidade constante de marcação de território (o que significa xixis espalhados pela casa) , vocalizações excessivas e até comportamentos nervosos como diarreia, vómitos e falta de apetite.
Por todas estas razões, é importante habituar e preparar o seu patudo para o novo amigo que está prestes a conhecer.
Como podemos fazer isso?
Dê-lhe a conhecer sons de bebé desde cedo
Os felinos têm uma audição extremamente apurada, pelo que o choro de um bebé pode ser, de início, desagradável e até assustador. Experimente colocar sons de bebés gradualmente e associe-os a algo positivo, como um doce.
Crie um abrigo seguro para o patudo
Os gatos são seres territoriais, pelo que gostam de ter o seu espaço. Certifique-se de que o seu amigo de quatro patas tem o seu canto, onde sabe que o bebé não chegará com facilidade. Desta forma, ele pode recolher-se sempre que precisar, sem ter visitas indesejadas.
Saiba como criar o espaço ideal para o seu gato aqui.
Mantenha a rotina do gato
Os gatos adoram rotina. Com a chegada do bebé, apesar de todas as mudanças que serão implementadas, tente manter a rotina do pet. Horários de alimentação, brincadeiras, tempo a dois, disposição da casa relativamente semelhante. Tudo isto vai ajudar a que o patudo se sinta em casa e acalme.
Se seguir estas três dicas, pode acreditar que o resultado será uma nova e forte amizade: entre o seu patudo, e o seu pequenito!