Está à beira do desespero porque o seu cão não pára de destruir e roer tudo? Há uma solução. Basta seguir as nossas dicas

Ter um cão como melhor amigo é uma das melhores experiências, mas lidar com um cãozinho que destrói tudo pode ser um verdadeiro teste de paciência! Desde plantas arrancadas, móveis arranhados, a brinquedos despedaçados; os estragos podem acontecer em minutos.

Mas, afinal, porque é que os cães destroem tudo?
Chegar a casa e encontrar um cenário de caos, com objetos destruídos, é frustrante. Quando o nosso patudo estraga algo importante, a nossa primeira reação pode ser perder a cabeça. Mas é importante lembrar que, muitas vezes, este comportamento destrutivo tem raízes no instinto natural do cão!

Os cães são animais curiosos e precisam de gastar energia. Roer e mastigar são atividades naturais para eles, mas se vivessem em ambientes mais amplos e estimulantes, este comportamento seria direcionado para a brincadeira e não para os móveis ou sapatos da casa.

Devo deixar o meu cão fazer o que quiser?
Mesmo sendo um comportamento natural, não é ideal que o seu cão possa destruir tudo. Se está sempre a roer coisas, pode ser um sinal de que algo no ambiente ou na rotina do cão não está a funcionar. Cães que passam muito tempo sozinhos, por exemplo, podem acabar por se entreter com aquilo que não devem, apenas para combater o tédio.

E se ele começa a destruir tudo quando está consigo?

Isso pode ser um pedido de atenção, seja para brincar, receber mimos ou até mesmo sair para um passeio!

Como corrigir o comportamento destrutivo do meu cão?
Se o seu cão está sempre a destruir tudo, provavelmente a sua rotina precisa de mais estímulos. Veja aqui algumas dicas para manter o seu cão ocupado e gastar a energia extra:

  1. Mantenha-o entretido
    Cães aborrecidos procuram distração, e, muitas vezes, encontram-na nos nossos sapatos ou móveis! Deixe a rádio ou televisão ligados para fazerem companhia ao seu patudo, especialmente se ele sofre de ansiedade de separação. Brinquedos interativos que escondem petiscos também são uma excelente forma de manter o seu cão ocupado e mentalmente estimulado.
  2. Brinquedos novos, sempre!
    O truque é variar. Invista em brinquedos resistentes e com sons que estimulem o interesse do seu cão, mas não deixe todos disponíveis de uma vez! Troque-os regularmente para que ele se mantenha curioso e interessado nas novidades.
  3. Passeios e brincadeiras
    É fundamental garantir que o seu cão gasta energia. Brincadeiras e passeios regulares são essenciais. Uma boa corrida ou uma sessão de lançar a bola vão ajudá-lo a libertar a energia acumulada e, claro, fortalecer o vosso laço.
  4. Consulte um especialista
    Se o comportamento destrutivo do seu cão for difícil de controlar ou perceber, talvez seja hora de consultar um adestrador ou um veterinário especialista, que poderá ajudar a identificar as causas do comportamento e recomendar soluções adequadas.

Com paciência, amor e algumas mudanças na rotina, pode transformar o seu patudo num companheiro equilibrado e feliz!