Encontrou um animal na rua? Faça tudo menos ignorá-lo!

Quando falamos dos nossos pets, o amor é incondicional: tratamos deles da melhor forma, garantindo que têm tudo à disposição para estarem saudáveis e felizes! Mas e se vir um patudo na rua, será que tem a mesma sensibilidade? Se reparar num amigo de 4 patas perdido ou abandonado, não ignore! Saiba como deve proceder, aqui!

Está na rua, a passear, e encontra um cão ou um gato abandonado, a vaguear pela rua, como se tentasse perceber o caminho de volta a casa. Não ignore. Ajude este amigo como se fosse seu.

Aproxime-se gradualmente

Antes de mais, tente aproximar-se do patudo, mas não de forma repentina. Perceba se ele está confortável e sem medo. Se o assustar, pode fazer com que ele fuja!

Atente na postura dele

Perceba se ele está disponível ao toque. Lembre-se: ele está perdido/abandonado estará provavelmente mais stressado e desconfiado do que o normal. Mostre-lhe que só o quer ajudar, através de uma postura calma e amigável.

Dirija-se ao veterinário mais próximo

Na clínica veterinária, podem perceber se o patudo tem chip. Se tiver, ele será devolvido à família a que pertence. No caso de não ter chip, a situação fica mais complicada…

Publique um anúncio e fotografias nas redes sociais e espalhe pelas ruas

Se o patudo não tiver chip, tente partilhar as fotografias com o máximo de pessoas possível, para que chegue ao dono. Se ainda assim não se encontrar o dono, o patudo terá de ir para um canil.

E se quiser ficar com ele?

Nada acontece por acaso.

Se acredita que é uma boa família para o amigo que encontrou na rua, siga os passos partilhados pela veterinária Filipa Guilherme!