É fácil, para nós humanos, comunicarmos algo quando não estamos 100% bem, ou até quando queremos transmitir que estamos felizes, agradecidos, cansados! O mesmo não acontece com os animais. É por isso que é necessário estarmos atentos à linguagem corporal dos nossos patudos.
Hoje, focamo-nos nos nossos amigos felinos, que são , geralmente, um pouco menos expressivos comparados com os cães.
Linguagem verbal dos gatos
Não, os gatos não falam, mas comunicam. Não é através de palavras, mas de sons. Quando se tratam de miados mais baixos e calmos, geralmente é algo comum, mundano, relativamente à casa, carinho ou até comida.
Mas se se tratarem de miados altos e agitados, poderá ser sinal de algo mais grave, como um sinal de dor. Curiosamente, os gatos utilizam os miados para comunicar mais com os humanos do que com outros gatos
No caso de miados repetidos
Se o seu gato estiver constantemente a miar , de forma repetida, pode estar a tentar dizer-lhe que tem fome. Pode confirmar através da tigela – se estiver vazia, é 100% garantido que se trata de comida.
Uivos:
Se o som for alto e prolongado pode ser sinónimo de uma luta entre gatos machos; pode também ser uma forma do gato atrair fêmeas que estejam durante o cio.
Rosnados:
Se é dono de um gato mais stressado ou desconfiado, já deve saber o que este som significa. O rosnar é a última forma do felino avisar o humano ou outro animal que precisa do seu espaço. Antes de atacar, ele rosna, em forma de aviso. Se ele rosnar para si, garanta que lhe dá o seu espaço, respeitando os limites do seu amigo. Caso contrário, a situação pode correr mal.
Ronronares:
O som que os donos mais gostam de ouvir, porque é sinal de que o gato está feliz. O seu amigo emite esse som quando está confortável, relaxado e seguro. Se ele ronrona ao seu lado é um ótimo sinal!
Linguagem corporal dos gatos
Não é apenas através do som que estes patudos transmitem o que estão a sentir. A forma como eles se movimentam e as posições que adotam são um grande o indicador.
Contato visual:
Se o seu patudo está sempre a olhar para si, e pisca os olhos de forma lenta, considere-se um sortudo. É uma forma de ele demonstrar que o ama!
Prepare-se para a gargalhada com estes gatos brincalhões, no novo episódio de Like a Pet!
Cauda:
A posição da cauda diz muito sobre o estado de espírito do seu companheiro de bigodes. Uma cauda alta e levemente enrolada na ponta significa que patudo está relaxado e feliz. Quando o felino enrola o rabo no seu próprio corpo ou entre as pernas, ele está na defensiva ou com medo. Já quando a cauda balança de forma ritmada , é sinal de que ele está concentrado numa brincadeira!
Orelhas:
Se o seu patudo apresenta as orelhas levantadas e viradas para baixo, é sinal de que está calmo e relaxado. Já orelhas eretas e viradas para a frente indicam que o felino está em estado de alerta.
E a postura?
Se o seu gato se deita, refastelado, com a barriga voltada para a cima e as patas esticadas, é sinal de que se sente confortável consigo, uma vez que está numa posição vulnerável, que só mostra a quem tem confiança. Para além disso é uma ótima altura para lhe dar carinho e festinhas na barriga!
Contato corporal:
O seu gato gosta de se esfregar nos seus pés, dar-lhe tocadelas com o focinho e muitas lambidelas? É sinal que o considera um dos seus!
Agora que já conhece todos estes sinais que o seu amigo lhe vai dando ao longo do dia, perca tempo a tentar decifrá-lo e a entender o que é melhor para ele!