O verão está aí e, com ele, as aventuras aquáticas também! O seu pet não sabe nadar? Damos-lhe dicas para tornar o seu amigo num profissional da natação!
Antes de mais é importante ter em conta que deve sentir o patudo confortável. Se reparar que ele está muito inseguro, stressado e receoso, respeite os seus limites ou procure um profissional. No entanto, se sente que o seu amigo adora água e tem aquele medinho nervoso que só precisa de um “empurrãozinho” fique connosco!
Exponha-o gradualmente à água
Se quer ensinar o seu amigo a nadar, tenha o cuidado de o habituar gradualmente à água. Não o force nem obrigue a entrar na água rapidamente. Dê-lhe o seu tempo e respeite-o. Ao entrar na água, garanta que ele tem um colete salva vidas, de forma a estar seguro. Utilize biscoitos ou snacks para o parabenizar à medida que vai mergulhando.
Selecione o local certo
Nesta primeira fase, atente no local onde vai estar com o patudo. Não vá para o mar nem para lagos com muita corrente. Neste contexto, o ideal é uma piscina rasa e calma própria para este momento a dois.
Apoie o patudo
O pet precisa de sentir que o dono está com ele, e que não o está a colocar numa situação de risco. Para isso, é necessário que a vossa relação seja forte e de confiança. Observe atentamente o estado do patudo porque, tal como nós, eles podem ficar cansados e precisar de ajuda. Se sentir que o seu amigo está a ficar demasiado ofegante e está-se a tornar uma experiência demasiado custosa, dê-lhe um suporte e ajude a pegar nele.
Reforço positivo
Este é o truque para quase todos os momentos a dois. Cada vez que o patudo der uma braçada, mostre que está a ir na direção certa! Dê-lhe um snack , um miminho ou até elogios para que ele perceba que é uma situação positiva.
Mantenha a calma
Os Pets percebem tudo o que nós sentimos. Desta forma, esforce-se para mostrar ao patudo que é suposto ser uma experiência calma, agradável e positiva.
Pronto para umas braçadas?
Estes Pets podem ajudar nas aulas de natação!