Como saber se o seu gato está preparado para a primavera? Nós ajudamos!

A primavera finalmente está aí. Apesar de ser sinónimo de dias maiores, sestas ao sol, árvores com flor, é também uma estação que exige proteção! Será que está o seu gato está pronto para a primavera? Estes são os cuidados que deve ter.

Queda de pelo

Nesta época do ano é provável que encontre mais pelo de gato pela casa do que o suposto. Isto porque , durante o inverno, o gato precisa de um bom casaco para se aquecer. Já na primavera, com as temperaturas a subirem, esse pelo deixa de ser necessário, acabando por cair.

Como amenizar a queda de pelo na primavera?

É inevitável: o pelo do seu gato vai sempre soltar-se e ainda bem! Serve para o refrescar e dar-lhe as condições necessárias para esta nova estação. Mas como pode amenizar essa queda?

  • escovar os pelos com frequência! Em caso de pelo longo, deve escovar diariamente. Se se tratar de pelo curto, aconselhamos entre duas a três vezes por semana.
  • ⁠Outra possibilidade é investir numa luva para tirar pelos de gato. Agarra bem e consegue controlar melhor a zona que pretende escovar.

Resultado? Uma casa cheia de pelo, mas um gato feliz!

Saiba como manter o seu felino feliz, aqui!

Atenção: se reparar que o seu amigo está a soltar demasiado pelo, deve ficar atento. É natural o pelo cair, mas caso repare em falhas no pelo do gato, é importante ir ao veterinário, poderá ser outra razão mais grave, como reações alérgicas ou dermatites.

Desparasitação

Com o calor, a probabilidade do seu amigo ser visitado por insetos, pulgas ou carrapatos aumenta. Principalmente se ele estiver habituado a sair para a rua. Deve sempre desparasitar o patudo, através de comprimidos e pipetas. Sempre com orientação veterinária, claro.

A limpeza da casa também é importante, assim como o cuidado com outros pets que convivam com o bichano!

Para além disso, cuidado com as plantas que florescem. Há plantas que são venenosas para gato. Confira a lista, aqui.

Vacinação em dia

Mais do que nunca, é importante que o seu pet esteja com as vacinas em dia, de modo a estar protegido para todas as eventualidades que seguem esta estação. Desta forma, aconselhamos a que faça check ups frequentes para saber que está tudo a correr de forma correta.

Hidratar o pet

Claro, não são só os humanos que precisam de beber mais água! Aposte em fontes de água (eles adoram água corrente) e até em sachês gelados!

Ao seguir estas dicas, garante que o seu gato está mais do que pronto para a aproveitar a primavera exatamente como merece!