Como proteger o seu cão na primavera? Saiba aqui os principais cuidados

A primavera, aquela estação que é adorada por todos! Há mais pássaros no céu, as árvores ficam mais coloridas, os dias ficam maiores e até as pessoas parecem ficar mais felizes. Mas e os patudos? Para eles, a primavera significa passeios mais longos e diversificados! E, com isso, vem a necessidade de os proteger mais e melhor!

Certas alterações no clima e no ambiente podem ser desafiadoras para os cães! É importante que tenha os cuidados corretos com o pet, para garantir que têm uma primavera feliz como o dono!

Como proteger o pet?

Check-up mais do que necessário, nesta mudança de estação

Não são só os humanos que podem sofrer com alergias sazonais. Os nossos patudos também podem ter esse azar. Ainda para mais, com tanto cheiro à vista: desde pólen, relva, ácaros, é provável que o seu amigo possa ficar com alguma alergia associada – desde tosse seca, a espirros constantes e até irritações na pele.
Desta forma, ao ir ao veterinário, saberá como proceder e até como o proteger antes que tal aconteça.

A veterinária Filipa Guilherme explica-lhe tudo sobre a importância do check-up, aqui!

Desparasitação

Com a chegada da primavera, a instabilidade de clima é mais propícia, pelo menos nos primeiros meses. Isso aumenta a humidade que, por sua vez, potencia a proliferação de pulgas e carrapatos. Principalmente se o seu cão for um explorador de primeira liga! Ao cheirar a relva, deitar-se nela e até comer uma flor, o patudo poderá ficar sobre risco, se não estiver devidamente protegido. Por essa mesma razão, é importante usar desparasitantes internos e externos nesta altura do ano.

Cuidado com as plantas tóxicas

O que é bonito, aos nossos olhos, pode ser perigoso para os nossos amigos de 4 patas. É o caso de plantas como a espirradeira, mamona e até os lírios! Nesta estação, as plantas florescem e árvores com flor estão em todo o lado. Esteja sempre atento, nos passeios, nas plantas que o rodeiam e que o seu patudo teima em cheirar!

Se o seu patudo começar a ter comportamentos não tão usuais, desde vomitar, tossir, cocar-se excessivamente, não hesite em levá-lo a um veterinário.

Conheça a lista de plantas perigosas para os patudos, aqui!

Vacinação

Ao passar mais tempo a explorar ao ar livre, há mais probabilidade dos patudos poderem contrair doenças.
Por essa razão, em todo o ano mas especialmente na primavera, é imperativo o verificar se o seu amigo tem as vacinas todas em dia e, se não for o caso, tratar de o proteger o mais rapidamente possível!

Altura de socializar: o patudo está pronto para novos amigos?

A primavera é uma estação fantástica para o seu cão conhecer novos amigos e brincar em parques caninos!

Para isso, deve garantir que ele está confortável com outros patudos por perto, e se está treinado para ser um cão obediente e simpático para todos!

Lembre-se: deve soltar o patudo e deixá-lo explorar mas, em ambientes com muita gente e muita informação e estímulos, garanta que o tem sob controle.

Hidratação e temperatura

Primavera é sinónimo de dias mais quentes e com isso, a necessidade de mais hidratação!
Mantenha o patudo sempre hidratado, mesmo quando não está em casa, leve um bebedouro portátil para que ele possa estar confortável sempre que sair à rua. Para além disso, garanta que ele tem sempre um sítio de sombra, seja em casa ou na rua!

Agora que já sabe como proteger o patudo, aproveite a primavera para se divertir com ele! Desde passeios à beira mar, a brincar em parques caninos, a explorar florestas em caminhadas: tudo é uma forma de passar mais tempo com o patudo, garantindo que ele está sempre protegido!