Brinca ao exercício do “busca” com o seu patudo? É bem mais importante do que pensa!

Brincar com o seu cão é muito importante, não só porque mantém o estilo de vida ativo do patudo, como também estimula a mente e fortalece o vínculo entre ele e o dono. Mas há uma atividade extremamente eficaz no que toca a ensinar o patudo: o jogo do “busca”

Jogo do busca – comportamento instintivo de caça

Os cães, independentemente da raça ou idade, possuem instintos naturais de caça e recuperação de objetos. Está brincadeira faz exatamente isso: deixa o patudo caçar a bola, o pau, o brinquedo. Para além disso, ensinar o patudo a “devolver-lhe” o brinquedo que caçou, é essencial para ele o ver como parte da família, da matilha. Se o patudo lhe oferece o brinquedo, é sinal de que o considera “um dos seus”. Uma prova de fidelidade e companheirismo!

Como introduzir o exercício de busca?

Se o seu cão ainda não está familiarizado com o jogo do busca, o ideal é iniciar de maneira simples:

Escolha um brinquedo apropriado: prefira objetos leves, fáceis de carregar e que sejam seguros para o cão.

Estimule o interesse: balance o brinquedo em frente ao patudo, para o provocar. Depois, atire-o para longe, de forma a que ele possa correr livremente e gastar energia.

Recompense: quando o seu amigo correr atrás do brinquedo e o devolver, faça questão de realmente gratificá-lo! Seja através de elogios, muito carinho e até snacks especiais

Não se esqueça a de ter paciência: alguns cães aprendem rapidamente; outros precisam de mais tempo para entender a dinâmica da brincadeira.
Perceba que ele ainda está a aprender e não percebe a nossa linguagem. Se ficar frustrado ou zangado, só piorará a situação.

Aproveite e divirta-se com o patudo!

Enquanto isso, delicie-se com estes vídeos cómicos dos cães apaixonados por este jogo, e preferem guardar o brinquedo para si, ao invés de o entregar ao dono!