O dia de ontem, 28 de abril de 2025, ficou marcado pelo apagão geral em Portugal, Espanha e noutros países Europeus. O corte de energia elétrica provocou a falha nas comunicações e de luz, e várias pessoas chegaram mesmo a ficar sem água. No meio disto tudo, lá estavam eles: os nossos animais de estimação.
Alguns sem dar por nada, outros a sentir a ansiedade do dono e até a estranhar o porquê de não haver o som da televisão ou a luz da cozinha. Esperemos que tal não se repita, mas tendo em conta que ainda não foram descobertas as causas concretas que levaram ao aumento da tensão da energia, é importante estarmos prevenidos caso uma situação idêntica volte a acontecer. Saiba como proteger o seu animal de estimação nestes casos!
Ter sempre um kit de primeiros socorros
Este ponto é válido tanto para o dono, com para o patudo. É importante que tenha o kit veterinário do seu amigo, com o boletim de identificação, gazes, soro fisiológico.
Preparar uma zona confortável e abrigada
Tenha sempre uma espécie de refúgio para o seu patudo, de forma a garantir que ele tem um sítio para se proteger. Com itens dele e também com o cheiro do dono, para que se sinta mais confortável e seguro.
Cuidado com velas e lanternas
Podemos dizer que estes dois foram os nossos melhores amigos ontem, principalmente quando começou a anoitecer. Mas atenção: não deixe velas ao nível do seu animal, ele pode magoar-se. Ao usar lanternas, atente para não apontar diretamente para os olhos do patudo: são bastante sensíveis. Ilumine o espaço em frente e deixe-o livre de objetos, para que ele possa passar sem tropeçar.
Mantenha a calma
Acima de tudo: tenha paciência e fique calmo. O seu pet sente e percebe tudo o que o dono está a sentir também. Assim, se se mostrar ansioso e com medo, o seu patudo vai perceber que há motivos para alarme e só vai piorar a situação para os dois!
Tenha sempre ração de reserva
Da mesma forma que deve ter sempre uma lata de atum para si, tenha o cuidado de deixar sempre ração de reserva para o pet, em caso de emergência.
Se a algo que o apagão nos ensinou, foi a estarmos prevenidos!
Felizmente, as complicações sentidas na segunda-feira, dia 28 de abril, resolveram-se: mas nunca sabemos quando poderá acontecer algo novamente. Por isso mesmo, devemos estar prevenidos e devidamente informados sobre como proceder nestas situações, protegendo os nossos amigos patudos que não percebem a razão da nossa ansiedade!