Afinal, para que servem os bigodes nos cães e nos gatos? Encontre aqui as respostas

Já alguma vez reparou nos bigodes do seu cão ou do seu gato e ficou a pensar: “Mas para que é que eles precisam disto?” Não é para dar estilo, nem para os fazer parecer mais sábios ou misteriosos (embora às vezes pareçam!). A verdade é que os bigodes, ou vibrissas, são ferramentas muito úteis e sofisticadas que lhes dão capacidades dignas de um super-herói!

Cães com “superpoderes”

Os bigodes dos cães funcionam como pequenos sensores naturais. Eles conseguem captar até as mais pequenas vibrações no ar, o que ajuda os nossos amigos de quatro patas a navegarem pelos seus ambientes com mais confiança. Sabia que os cães conseguem usar os bigodes para medir a distância entre os objetos? É como se tivessem um “GPS” incorporado no focinho!

Além disso, os bigodes dos cães podem até dar pistas sobre o tempo! Sim, eles sentem as mudanças nas correntes de ar e, ao que parece, conseguem prever se uma tempestade está a caminho. Afinal, quem precisa de meteorologistas quando tem um cão com bigodes?

Os felinos ninja!

E os gatos? Na realidade, os gatos têm os bigodes ainda mais refinados. Estes pequenos caçadores noturnos confiam tanto nos seus bigodes que podem caçar à noite sem fazer o menor barulho! Quando um gato está à procura da próxima refeição, os bigodes são o seu “radar”, ajudando a detetar até os menores movimentos da presa.

Os gatos também usam os bigodes para medir espaços estreitos. Já viu o seu gato a contornar uma porta aberta ou a enfiar-se num buraco impossível? Os bigodes são como uma fita métrica felina, que lhes diz se podem ou não passar por certos locais sem ficarem entalados.

Pode-se cortar os bigodes?

Agora, antes que pense: “Talvez o meu cão ou gato ficasse mais bonito sem bigodes…”, pare! Cortar os bigodes não é boa ideia. Eles são essenciais para a orientação e equilíbrio dos animais. Se os cortar, o seu amigo peludo pode ficar desorientado, como se tivesse perdido os óculos!

Portanto, da próxima vez que olhar para os bigodes do seu cão ou gato, lembre-se: não são apenas pêlos. São os superpoderes deles!