Já alguma vez observou o seu cão a dormir e pensou: “Estará ele a sonhar?”. Pois bem, a ciência tem boas notícias para si! Estudos recentes revelam que os nossos companheiros de quatro patas não só sonham, como o fazem de maneira surpreendentemente semelhante a nós.
Imagine só: o seu fiel amigo, deitado no seu canto favorito, a reviver as aventuras do dia ou até mesmo a criar novas façanhas na sua mente adormecida. Fascinante, não é? Os cientistas descobriram que, tal como nós, os cães entram num estado de sono REM, onde a magia dos sonhos acontece.
Mas atenção, nem todos os cães sonham da mesma forma! Os cães de porte pequeno são verdadeiros sonhadores em série. Têm sonhos curtos mas frequentes, como se estivessem a ver mini-filmes toda a noite. Já os cães de porte grande têm sonhos mais longos, mas menos frequentes.
Ainda assim, os grandes vencedores da categoria dos sonhos são os cães bebés. Como estão constantemente a aprender sobre o mundo, os seus cérebros trabalham horas extra durante o sono, processando todas as novas experiências.
Mas nem tudo são aventuras felizes no mundo dos sonhos caninos. Tal como nós, os nossos amigos peludos também podem ter pesadelos. No entanto, não se preocupe: é pouco provável que o seu cão esteja a sonhar com monstros debaixo da cama. Os seus pesadelos são geralmente baseados em experiências reais, como aquele aspirador barulhento ou o gato atrevido do vizinho.
Da próxima vez que vir o seu cão a mexer as patas ou a latir baixinho enquanto dorme, lembre-se: ele está provavelmente no meio de uma grande aventura onírica. Quem sabe, talvez esteja até a sonhar consigo!